sábado, 17 de fevereiro de 2024

Jeremias 20 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Jeremias 20
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


JEREMIAS 20 – Jeremias mantinha íntima comunhão com Deus e dEle recebia instruções e revelações verdadeiras. Assim, podia discernir a atitude errada de Pasur pela orientação e discernimento divinos.

Opondo-se e prendendo o profeta de Deus, colocando-o em um tronco por causa do que proclamava Jeremias, Pasur intentava reprimir a Palavra de Deus. Jeremias enfrentou oposição e perseguição por parte da liderança do povo de Deus por causa de sua fidelidade à mensagem que recebera. Pasur era sacerdote, e mandou espancar o enviado de Deus. Jeremias proferiu uma profecia direta e assustadora ao sacerdote (Jeremias 20:1-6).

Na sequência há uma lamentação do profeta Jeremias: “Senhor, Tu me enganaste, e eu fui enganado; foste mais forte do que eu e prevaleceste. Sou ridicularizado o dia inteiro; todos zombam de mim... a Palavra do Senhor trouxe-me insulto e censura o tempo todo... Todos os meus amigos estão esperando que eu tropece, e dizem: ‘Talvez ele se deixe enganar; então nós o venceremos e nos vingaremos dele’... Por que saí do ventre materno? Só para ver dificuldades e tristezas, e terminar os meus dias na maior decepção?” (Jeremias 20:7-18). Sobre isso Ellen White comenta:

“Com que desprezo a nação judaica tratou a mensagem que o Senhor lhe enviou através de seu profeta Jeremias!... A oposição contra a mensagem de Jeremias era tão forte, tantas vezes sofreu ele escárnio e zombaria, que disse: ‘Não me lembrarei dEle e já não falarei no Seu nome’ [Jr 20:9]. Sempre foi assim. Por causa da hostilidade, do ódio e da oposição manifestada contra a Palavra de Deus que veio como reprovação, muitos outros mensageiros de Deus decidiram tomar a mesma decisão que Jeremias. Mas o que este profeta do Senhor fez após essa decisão? Por mais que tentasse, não conseguiu ficar em paz. Logo que chegou às assembleias do povo, descobriu que o Espírito do Senhor era mais forte do que ele [ver Jeremias 20:9-10]”.

“Nesta geração, quando os servos de Deus falam a Palavra do Senhor para reprovar os malfeitores, para repreender os que introduzem princípios errôneos, não tem uma experiência semelhante à de Jeremias?”, indaga White.

Religiosos que pensam estarem certos confrontam os servos de Deus; devemos ficar atentos a isso para não rejeitar a Deus desprezando Seu enviado! Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

Nenhum comentário:

Amor maior

  Devocional Diário Amor maior [ Nada] poderá nos separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor. Romanos 8:39 Desculpa Se ...