quarta-feira, 10 de janeiro de 2024

ISO 9000

ISO 9000

Porque o Senhor, seu Deus, está pondo vocês à prova, para saber se vocês amam o Senhor, seu Deus, de todo o coração e de toda a alma. Deuteronômio 13:3

O ser humano não aceita muito bem ser avaliado. Durante meus anos como docente, pouquíssimos alunos manifestaram prazer em fazer exames e em saber qual era sua realidade acadêmica. É necessário um alto nível de maturidade para conseguirmos encarar aquilo que somos. Por isso, achei estranho quando a fábrica de alimentos da nossa universidade se ofereceu para se submeter aos testes que lhe conferiria, eventualmente, um padrão de qualidade, a saber, uma certificação ISO. Eles tiveram que trabalhar muito, melhorar bastante e modificar processos e mecânicas. Mas, afinal, conseguiram a mais alta qualificação em sua área. Só então compreendi que não há nada melhor do que saber onde estamos e aonde podemos chegar.

Como seres humanos, também tememos que qualquer investigação divina revele nossos menores defeitos e nos “premie” com o correspondente castigo do fogo eterno. Essa não é uma ideia bíblica, mas uma antiga doutrina medieval que tinha como objetivo subjugar e assustar os crentes. Como no caso de uma certificação ISO, o objetivo das provações divinas é que melhoremos. Deuteronômio 8:16 nos mostra que o maná serviu para que o povo aprendesse humildemente a depender de Deus e Nele confiar. Para quê? Diz o texto: “para […], afinal, lhes fazer bem”. 

Vez ou outra, pensamos que amamos a Deus de verdade. O Senhor nos ajuda a saber se nosso autoconceito está correto ou não. Somos totalmente fiéis a Ele? Tomamos cada uma de nossas decisões de acordo com Seu critério (“de todo o coração”)? Entregamos cada momento de nossa vida à Sua vontade (“de toda a alma”)? O verdadeiro amor não é afeito a distrações. Será que qualquer novidade de um pregador, qualquer teoria esotérica com matizes apocalípticos, qualquer comentário de uma pessoa tóxica nos tira o foco? Se você não dá ouvidos a essas interferências, está no caminho de uma ISO de qualidade. Se você é do tipo que se deixa levar “por qualquer vento de doutrina” (Ef 4:14), seria aconselhável rever sua percepção e se comprometer a amar melhor a Deus. Aceite a avaliação divina e busque melhorar seu relacionamento com Ele a cada dia.

Meditações Diárias: 10 de Janeiro - ISO 9000 l Vislumbres da eternidade
https://youtu.be/4lyxtJ53wl4

Devocional Diário - Vislumbres da eternidade -9 de janeiro
https://mais.cpb.com.br/meditacao/ISO-9000/

Nenhum comentário:

A voz dos silenciados

  Devocional Diário A voz dos silenciados Abra a boca a favor do mudo, pelo direito de todos os desamparados. Provérbios 31:8 Cansados após ...