sábado, 20 de janeiro de 2024

A verdadeira beleza

 A verdadeira beleza

A jovem era bonita e formosa. Ester 2:7

Faz alguns anos, tive a oportunidade de trabalhar na tradução da Bíblia denominada La Palabra. Foi uma experiência muito positiva, sobretudo por poder cooperar com outros tradutores de grande conhecimento e amor pela Bíblia. Até hoje, lembro-me de um fato curioso. Eu tinha começado a traduzir o segundo capítulo do livro de Ester quando me deparei com uma descrição da jovem Hadassa, isto é, Ester. Sinceramente, logo percebi que havia encontrado um problema. É que o texto original dizia literalmente que a moça “tinha belas formas e aspecto agradável”. A expressão “belas formas” não era algo que eu esperava encontrar em um texto bíblico, mas o texto indicava que o aspecto físico de Ester era, sim, relevante.

A história de Ester poderia ser comparada ao caso das participantes de um concurso de beleza. Poderíamos até imaginar um concurso de “Miss Pérsia”. A jovem Ester (nome parecido com Ishtar, deusa da beleza na mitologia da época), de tão atraída por aquela incrível cenografia, se esqueceu de dizer o mais importante sobre si mesma: sua verdadeira identidade. É bastante comum que isso aconteça com as pessoas. Elas ficam tão fascinadas com as coisas ao seu redor que se esquecem daquilo que as faz peculiares e únicas. O fato é que a moça judia foi escolhida para se casar com o rei por causa das belas formas que possuía.

Ester, porém, era muito mais do que formas; era uma mulher de Deus. Alguém que amava seu povo e sua família. Uma mulher de princípios, disposta a lutar por sua gente. Quando chegou o momento de ela ser sincera com seu esposo, este demonstrou que havia apreciado a valentia dela e a genuinidade do seu interior, tanto que, além de admirá-la, confiou plenamente nela.
Há muita coisa que se pode fazer para valorizar a beleza de uma pessoa. A confiança e a fé melhoram o sorriso. A sinceridade dá brilho ao olhar. A bondade e a simpatia tornam a pessoa atraente. E, acima de tudo, a presença de Deus faz seu semblante resplandecer. Quando o Espírito Santo nos concede essas virtudes, tudo se transforma.

Decida ser um bom cônjuge, um bom filho ou uma boa filha, um bom amigo ou uma boa amiga, um bom cidadão ou uma boa cidadã. Faça a diferença na vida das pessoas. Seja agradável e revele o amor de Jesus. Essa beleza é irresistível!
•••

Devocional Diário

Vislumbres da eternidade
20 de janeiro
https://mais.cpb.com.br/meditacao/a-verdadeira-beleza-2/

Nenhum comentário:

Gambito

  Gambito Meus amados irmãos, sejam firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o trabalho de vocês n...