terça-feira, 12 de dezembro de 2023

UM LIVRO SOBRE DEUS

MEDITAÇÃO DIÁRIA 

12 de dezembro

     UM LIVRO SOBRE DEUS

   Quem dera fossem agora escritas as minhas palavras! Quem dera fossem gravadas em livro! Jó 19:23

   Alguns livros da Bíblia têm mensagens parecidas. É o caso dos evangelhos. Outros, como o livro de Jó, são únicos. Muita gente foi abençoada e recebeu conforto e sabedoria nestes últimos 3.500 anos, desde que Moisés o escreveu.

   Muitos leitores creem que seu tema principal seja o sofrimento. Sem dúvida, dos temas abordados, esse é o que mais impacta. Outros mantêm a ideia de que o livro trata da sabedoria. Isso também é verdade, especialmente no capítulo 28, em que lemos: “De onde vem a sabedoria? E em que lugar estará o entendimento? […] Deus lhe entende o caminho, e Ele é quem sabe o seu lugar” (v. 20, 23). Mas o principal enfoque do livro de Jó é mostrar quem é Deus. O livro destaca Sua soberania, Seu poder e Sua sabedoria.

   Depois de Jó sofrer intensamente, de ser desamparado por todos e de mostrar seu apego incondicional a Deus, o Senhor deu um “basta” às suas aflições enquanto ele orava e mudou sua sorte, de modo que ele recebeu o dobro das riquezas anteriores, foi reintegrado na comunidade e aceito e honrado por todos. Teve outros filhos e filhas e ainda viveu muitos anos, morrendo satisfeito e contente (Jó 42).

   Em sua angústia, ele havia clamado: “Quem dera fossem agora escritas as minhas palavras! Quem dera fossem gravadas em livro! Que, com pena de ferro e com chumbo, para sempre fossem esculpidas na rocha!” (Jó 19:23, 24). Nos dias de Jó não eram usados livros de papel, como hoje. A escrita era gravada em materiais duros como tijolos de barro e pedras. Jó almejava que suas palavras – que retratavam sua dor e solidão – e também sua fé e seu firme apego a Deus fossem perpetuados. Isso também lhe foi concedido.

   Na realidade, Deus fez mais do que ele pedira. Suas palavras, mostrando seu retrato e o retrato de Deus, foram escritas não em uma pedra ou em um livro qualquer, mas na Bíblia Sagrada. Até hoje, quem quiser pode ler sua história e receber conforto e sabedoria para viver esta vida com esperança, sabendo que seu “Redentor vive e por fim Se levantará sobre a Terra” (19:25). Ele mudará a sorte de Seus filhos (Jó 42:10).

Nenhum comentário:

Gambito

  Gambito Meus amados irmãos, sejam firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o trabalho de vocês n...