sábado, 25 de novembro de 2023

Isaías 2 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Isaías 2
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


ISAÍAS 2 – Após rejeitar a hipocrisia e a superficialidade religiosa (Isaías 1), o profeta Isaías passa a apresentar o fim da idolatria e da idiotice religiosa visando sacudir, acordar e salvar perdidos deste mundo.

Pecados nos acorrentam, nos arrastam para baixo, nos deixam cabisbaixo, sem vigor e esperança. A vivência no pecado parece prazerosa, atraente e promotora de satisfação, porém nos torna azedos, frustrados, amargos, desprezíveis, críticos, frágeis e vazios. O pecado interrompe a espiritualidade, pois ele intercepta a intimidade com Deus. Porém Deus tem poder de reverter qualquer situação, por mais desesperadora e desafiadora que seja nossa condição!

• Deus revelou capacidade de tirar Jerusalém do fundo do poço (Isaías 1:21) e torná-la protagonista entre as nações (Isaías 2:1-3). Quando Deus Se volta para Seu povo, Seu povo torna-se referência na região, a tal ponto das nações da vizinhança afluírem em busca da Palavra Divina (Isaías 2:3-5).

• No passado, Deus permitira que o povo colhesse as consequências de tê-lO substituído por coisas insignificantes. Como preferira procurar falsos profetas e religiosos deturpados e depravados, e optara por confiar na economia e na artilharia dos pagãos, Deus retirou Sua proteção a fim de que o povo percebesse quão horrível é não ter Suas bênçãos em seu favor. Ignorar a Deus resultou na destruição de Samaria e de Judá (Isaías 2:6-11).

• Quando Deus age para revelar as idiotices dos pecadores que O ignoram, as pessoas se desfazem de seus deuses e ídolos inúteis mesmo sendo de prata ou ouro; elas têm medo de confrontar o Deus verdadeiro então percebem sua insignificância, ignorância e petulância (Isaías 2:12-22).

Aprendamos que não existe segurança fora da presença de Deus. Quando Deus julgar, nada nos dará qualquer garantia de segurança. Deus é contra nossas vaidades porque elas não nos sustentarão diante das adversidades. Ele é contra o que é atraente ao pecador impenitente devido a ele depositar sua segurança naquilo que não passa de mera ilusão.

Na realidade, só em Deus pecadores encontram proteção, restauração e salvação!

A soberba e arrogância da humanidade, representada pela pompa e ostentação, relacionadas a grandes realizações, riqueza e poder, não significam nada diante da manifestação majestosa de Deus (Apocalipse 6:12-17). Por isso, é necessário humilharmo-nos diante dEle esperando que Ele nos eleve, restaurando-nos.

Portanto, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

Nenhum comentário:

Hotel Abraão

  Devocional Diário Hotel Abraão Abraão plantou uma tamargueira em Berseba e invocou ali o nome do Senhor, o Deus Eterno. Gênesis 21:33 Um c...