domingo, 8 de outubro de 2023

Provérbios 5 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Provérbios 5

Comentário: Pr. Heber Toth Armí

PROVÉRBIOS 5 – Entre os 66 livros da Bíblia, Provérbios contém uma peculiaridade; “Provérbios tem início com uma das introduções mais evidentes e detalhadas de todas as santas Escrituras. O livro, conforme declara 1:1-6 existe para capacitar seu leitor a ‘aprender a sabedoria’, ‘entender as palavras de inteligência’ e ‘obter o ensino do bom proceder’. Tem o objetivo de ‘dar aos simples prudência’ e capacitar os estudantes a ‘entender provérbios e parábolas’” (Bíblia Andrews).

Sua longa introdução contendo nove capítulos é um incentivo ao estudo, assim como Apocalipse 1:3 incentiva a estudar as profecias apocalípticas. Como capítulo central da introdução, Provérbios 5 é dividido em três partes na Bíblia Andrews:

1. Discurso contra o adultério (Provérbios 5:1-14).
2. Admoestação à fidelidade conjugal (Provérbios 5:15-20).
3. Síntese e conclusão (Provérbios 5:21-23).

Provérbios 5 é um chamado para viver uma vida justa e virtuosa. Nele a sabedoria é retratada como um dom divino para orientar nossa vida, para que não seja destruída e depravada. Especificamente, o texto inspirado enfoca a importância da fidelidade conjugal e, alerta sobre os terríveis perigos da infidelidade.

Os relacionamentos íntimos precisam ser pautados na pura sabedoria; a qual, não é apenas intelectual – um acúmulo de informações teóricas, mas uma compreensão profunda da moralidade e das consequências de nossas decisões e ações.

Este texto antigo continua a ser profundamente relevante em nossos dias, oferecendo importantes orientações sobre relacionamentos e moralidade: Dentro dos limites do matrimônio, a intimidade sexual é vista como um presente de Deus para o homem e a mulher; diante disto, o texto destaca a importância da fidelidade mútua e do prazer na relação conjugal. Por isso, o sábio detalha as trágicas consequências da infidelidade, incluindo a perda da honra, da saúde e da riqueza; ficando evidente que, nossas ações têm repercussões, não apenas para nós mesmos, mas também para as pessoas ao nosso redor.

O prazer sexual é divino, contudo para viver o ideal do idealizador sexual é necessário discernir entre o que é bom e mal, escolhendo a fidelidade em vez da tentação (Provérbios 5:15). Por conseguinte, Provérbios 5:20-23 adverte contra ser cativado pelos encantos de pessoas imorais. É tolice ceder a tais encantos, pois leva à destruição pessoal e familiar!

Pessoas de caráter levam em consideração estes ensinamentos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

Nenhum comentário:

Teoceno

  Devocional Diário Vislumbres da eternidade 24 de maio https://mais.cpb.com.br/meditacao/teoceno/ Teoceno Nós, porém, segundo a promessa d...