quarta-feira, 18 de outubro de 2023

Provérbios 15 Comentário:

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Provérbios 15
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


PROVÉRBIOS 15 – O livro de Provérbios contém 31 capítulos: Leitura de um capítulo por dia durante um mês. Seus ensinamentos são essenciais para a vida, a paz, a felicidade e a salvação.

Embora sua ênfase esteja nas atividades comuns da vida, mostra que todas nossas atividades devem estar pautadas no temor do Senhor. Os primeiros 15 capítulos apresentam uma riqueza de sabedoria e conhecimento, oferecendo princípios profundos sobre a conduta moral e a busca pela verdadeira sabedoria; e, um tema recorrente testes capítulos é o “temor do Senhor”.

(O temor do Senhor não implica em ter medo de Deus, mas em honrá-lO, reverenciá-lO, respeitá-lO, obedecer as Suas orientações e viver em harmonia com Sua soberana vontade).

• Provérbios 1:7 estabelece o alicerce para toda a sabedoria: O temor do Senhor. O conhecimento inicia com um coração reverente e humilde perante Deus. Esta atitude não apenas impulsiona a busca pela sabedoria, mas também molda o caráter daqueles que a possuem.

• Na sequência, Provérbios 2:5 retrata o “temor do Senhor” como o ponto de partida para uma vida sábia e justa. À medida que avançamos, o “temor do Senhor” se revela como um escudo protetor e uma fonte de compreensão e entendimento.

• No capítulo seguinte, o “temor do Senhor” é vinculado à obediência consciente (Provérbios 3:7-8). Ao desviarmos do mal e confiarmos em Deus, perceberemos que o “temor do Senhor” não é apenas um estado de espírito, mas também uma escolha que molda nossas decisões e forma nosso caráter.

• Em Provérbios 9:10, a ligação intrínseca entre temor do Senhor e a sabedoria é enfatizada; esse temor é a chave que abre as portas da sabedoria divina, iluminando nossa compreensão e nos guiando em nossas decisões.

Em Provérbios 14:27 e 15:16, 33 mostram o “temor do Senhor” como fonte de vida, satisfação e proteção. À medida que nossa reverência por Deus se aprofunda, torna-se uma constante instrutora, guiando-nos não apenas para a sabedoria intelectual, mas também para uma vida de humildade e honra.

Em Provérbios 15:1-33 há uma série de provérbios destacando como o “temor do Senhor” molda todas as nossas atividades e relacionamentos interpessoais. Como central na teologia de Provérbios, o “temor do Senhor” desempenha um papel fundamental na compreensão da sabedoria e da moralidade. Portanto, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

Nenhum comentário:

Espera ativa

  Devocional Diário  Vislumbres da eternidade  19 de maio https://mais.cpb.com.br/meditacao/espera-ativa/ Espera ativa Não deixarei que fiqu...