segunda-feira, 16 de outubro de 2023

Provérbios 13 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Provérbios 13
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


PROVÉRBIOS 13 – O sábio não é zombador. Os fieis são contra violência. Quem fala demais destrói sua vida. Os diligentes conseguem o que desejam, preguiçosos não. Os justos não causam vergonha e desgraça. Enquanto a integridade protege, a impiedade derruba. Os justos brilham, os ímpios desaparecem. Tudo isso e muito mais aprendemos nos primeiros 9 versículos de Provérbios 13.

Muitos são os ensinamentos deste capítulo. Nos versículos seguintes, pode-se perceber que as discussões pertencem aos tolos orgulhosos, não aos sábios humildes. Dinheiro só vale mesmo quando conquistado com honestidade. Esperar perseverantemente produzirá alegria, assim como o ensino dos sábios é fonte de vida. O caminho do infiel é áspero. O acolhimento à disciplina faz toda a diferença. O tolo se nega abandonar o mal... Esses ensinamentos e outros mais estão presentes em Provérbios 13:10-19.

Até o final do capítulo, é possível enriquecer nossa vida com vários outros provérbios que merecem nossa total atenção. Em Provérbios 13:20-25 encontramos que nossos relacionamentos nos influenciam para o bem ou para o mal. O pecador impenitente enfrenta infortúnios enquanto a prosperidade é a recompensa dos justos, a ponto de deixar boa herança para seus filhos e netos. O amor está na disciplina, não na indiferença a ela. A justiça satisfaz, a impiedade é insaciável.

A vida é ampla. Nossas atividades variam durante o dia. Lidamos com muitas coisas em nossa existência. Viver é complexo; consequentemente, carecemos de um bom manual. Neste caso, Provérbios é um esplendoroso presente de Deus. Ellen White escreveu:

“Não há nenhum ramo de negócio lícito, para o qual a Bíblia não conceda um preparo especial. Seus princípios de diligência, honestidade, economia, temperança e pureza, são o segredo do verdadeiro êxito. Tais princípios como os apresenta o livro dos Provérbios, constituem um tesouro de sabedoria prática. Onde poderá o negociante, o artífice, o dirigente de homens em qualquer ramo de negócios, encontrar melhores máximas para si próprio ou para seus empregados do que as que se encontram [nas] palavras do sábio” Salomão?

Conforme Provérbios 13, a diligência, a honestidade e a generosidade são elogiadas como caminhos para o sucesso, satisfação e prosperidade; enquanto mostra também que a ignorância, preguiça e rebeldia são becos com saída para desgraças, vergonha e destruição. Portanto, sejamos sábios e reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

Nenhum comentário:

Teoceno

  Devocional Diário Vislumbres da eternidade 24 de maio https://mais.cpb.com.br/meditacao/teoceno/ Teoceno Nós, porém, segundo a promessa d...