segunda-feira, 24 de julho de 2023

MOVIDOS PELO AMOR

 Meditação Diária

24 de julho

MOVIDOS PELO AMOR

Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, [...] ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios e toda a ciência; ainda que eu tenha tamanha fé, a ponto de transportar montes, se não tiver amor, nada serei. 1 Coríntios 13:1, 2


Os dons espirituais são extremamente úteis à igreja sempre que são usados com amor. Depois de ensinar a respeito dos dons espirituais (1Co 12), Paulo declarou: “Eu passo a mostrar-lhes um caminho ainda mais excelente” (v. 31). Essa é uma sentença de transição. Embora os dons espirituais sejam absolutamente essenciais, o caminho sobremodo excelente para sua utilização é o amor. Assim, o amor é apresentado não como um dom, mas como um caminho.

Alguns cristãos de Corinto achavam que os possuidores de certos dons fossem pessoas extremamente importantes. Mas Paulo afirmou que, mesmo que eles tivessem os mais altos dons, e no máximo grau, se lhes faltasse amor, seriam insignificantes. Na verdade, não seriam nada. Podemos ter sucesso e obter bons resultados, podemos ser admirados, apreciados e aplaudidos, mas, sob o ponto de vista de Deus e da eternidade, se nos faltar amor, nada seremos. Na realidade, seremos uma triste versão moderna do profeta Jonas.

Jamais um pregador teve um sucesso imediato tão amplo como Jonas. Toda aquela grande cidade aceitou sua mensagem. Contudo, Jonas não amava nenhuma daquelas pessoas. Sua aparente obediência e seu sucesso não brotaram do amor (Jn 3:4–4:3). O que ele queria mesmo era que Deus destruísse aquela cidade com tudo que nela havia. Ele até se colocou fora da cidade, distante o suficiente para não ser atingido pelo fogo que certamente, pensava ele, Deus enviaria para consumir todas aquelas pessoas. E ficou lá, torcendo para que tudo logo acabasse (Jn 4:5).

No último capítulo do pequeno livro de Jonas, nota-se o contraste entre o coração amoroso e compassivo de Deus – que estava interessado em todos aqueles homens, aquelas mulheres, crianças e até nos animais – e o coração insensível do profeta (v. 6-11).

Hoje, use seus dons e faça o que é certo, mas sempre com a motivação certa: o amor. Faça tudo que estiver ao seu alcance para abençoar e salvar. 

https://mais.cpb.com.br/meditacao/movidos-pelo-amor/
https://youtu.be/KdiudnlyWpo

Nenhum comentário:

Teoceno

  Devocional Diário Vislumbres da eternidade 24 de maio https://mais.cpb.com.br/meditacao/teoceno/ Teoceno Nós, porém, segundo a promessa d...