domingo, 23 de julho de 2023

MORTE

Meditação Diária

23 de julho

MORTE

Porque os vivos sabem que vão morrer. Eclesiastes 9:5

No momento em que escrevo esta página, há 7,83 bilhões de pessoas vivendo no planeta. Neste ano morrerão cerca de 60 milhões. Desde que o mundo é mundo, apenas duas pessoas escaparam da morte: Enoque e Elias. Todos os demais morreram, inclusive os profetas, os apóstolos e o próprio Cristo. A morte é a grande niveladora da humanidade, porque todos morrem – ricos, pobres, homens, mulheres, bons, maus, saudáveis, enfermos, sábios, tolos, alegres, deprimidos. Ninguém escapa.

Em nossa cultura, a morte é um tabu. Ninguém gosta de falar sobre ela. Nem os idosos. Alguns pensam que, se fizerem isso, ela chegará mais depressa. Entre os crentes também não se conversa muito sobre o assunto. Embora haja centenas de textos bíblicos a respeito do tema, praticamente ninguém prega sobre ele. Os sermões costumam ser sobre a ressurreição e a volta de Cristo, mas não sobre a morte em si. A temática é deprimente. Mas é verdadeira e atual. O verso para nossa reflexão declara que “os vivos sabem que vão morrer”. Nós vamos morrer, a não ser que Cristo venha antes.

Devemos nos preparar para a morte. Um rabino sugere que façamos a nós mesmos algumas perguntas: “O fato de estarmos vivos tem importância? Nosso desaparecimento deixaria o mundo mais pobre ou apenas menos povoado?” (Harold S. Kushner, Quando Tudo Não é o Bastante [São Paulo: Nobel, 1999], p. 12). Acrescento mais uma: Há algo que você pode fazer para abençoar os outros no tempo que lhe resta?

É necessário colocar nossa vida em dia com Deus e também com o próximo. Acertar o que precisa ser acertado. Se temos alguns bens, podemos deixar tudo encaminhado para que a partilha não resulte em desavença e confusão entre os que amamos e que permanecerão vivos por mais algum tempo. Lembremo-nos de que o caixão usado para o sepultamento não tem compartimentos. Quando formos conduzidos ao último endereço neste mundo de pecado, não poderemos levar bens ou tesouros. Usemos a vida, hoje, para agradar a Deus e fazer o bem às pessoas.
https://youtu.be/qD-GIrc_LfU

Nenhum comentário:

Amor maior

  Devocional Diário Amor maior [ Nada] poderá nos separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor. Romanos 8:39 Desculpa Se ...