domingo, 9 de julho de 2023

LENDO COM ENTENDIMENTO

 Meditação Diária

9 de julho

LENDO COM ENTENDIMENTO

Não case, nem tenha filhos ou filhas neste lugar. Jeremias 16:2


Caso você abra sua Bíblia e se depare com o verso de hoje, como você pode saber para quem se aplica esse conselho? Uma importante regra de interpretação nos orienta a considerar o contexto histórico da passagem que estamos examinando, ou seja, levar em conta a situação envolvida. Isso diz respeito às circunstâncias em que se encontravam o escritor e os primeiros leitores. Devemos buscar respostas para as seguintes perguntas: Quem escreveu? Quando? Onde? Para quem? Por quê?

Vamos analisar o texto de hoje. Ninguém deve entender essa orientação divina como sendo válida para todas as pessoas, de modo que não mais devamos constituir família. Essa ordem foi dada ao profeta Jeremias, e somente a ele, para poupá-lo de maior sofrimento em um contexto de guerra, em que muitos morreriam pela espada, pela fome e pelas pestilências. Se Jeremias constituísse família, além das muitas dificuldades enfrentadas por ele pelo fato de ser profeta e proclamar uma mensagem impopular, teria de arcar com as desgraças a que estariam sujeitos sua esposa e seus filhos (Jr 16:1-4).

Por meio de uma carta enviada a judeus que já estavam no cativeiro, onde não mais havia guerra, o conselho foi exatamente o contrário: “São estas as palavras da carta que o profeta Jeremias enviou de Jerusalém ao resto dos anciãos do cativeiro […] e a todo o povo que Nabucodonosor havia deportado de Jerusalém para a Babilônia […]. Assim diz o Senhor […] a todos os exilados que Eu deportei de Jerusalém para a Babilônia: […] Casem e tenham filhos e filhas; escolham esposas para os filhos de vocês e deem as suas filhas em casamento, para que tenham filhos e filhas. Aumentem em número e não diminuam” (Jr 29:1, 4-6).

Portanto, ao orientar Jeremias a não constituir família, Deus o fez para o bem do próprio profeta. Por outro lado, pensando no bem dos exilados, Ele os orientou a se casarem e ter filhos. Sendo assim, devemos ler a Palavra de Deus com sabedoria, entendendo corretamente sua aplicação para nós. Deus sempre quer o melhor para nossa vida. Podemos confiar em Suas palavras, mas precisamos lê-las e interpretá-las com a sabedoria que o Espírito Santo está disposto a nos conceder, sempre!
https://youtu.be/_XQ3GbejK0M

https://mais.cpb.com.br/meditacao/lendo-com-entendimento/
•••

Nenhum comentário:

O poder da informação

  Devocional Diário O poder da informação Que eles deem graças ao Senhor por Sua bondade e por Suas maravilhas para com os filhos dos homens...