domingo, 30 de julho de 2023

AMIZADE

 Meditação Diária

30 de julho

AMIZADE

Finalmente, tenham todos o mesmo modo de pensar, sejam compassivos, fraternalmente amigos. 1 Pedro 3:8

Em nossa reflexão de hoje, veremos o que Salomão e diferentes pensadores ensinaram a respeito da amizade. As verdadeiras amizades estão entre as maiores bênçãos e alegrias da vida. Comecemos pelas vantagens de ter amigos. A primeira delas é que os amigos têm real interesse em nós. “Amigo é quem te socorre, não quem tem pena de ti” (Thomas Fuller). “Amigos são aquelas pessoas raras que nos perguntam como estamos e depois ficam à espera da resposta” (E. Cunningham).

Em segundo lugar, amigos ajudam em nosso desenvolvimento. “O melhor amigo é aquele que traz à tona o que há de melhor em nós” (Henry Ford).

Amigos nos apoiam, por isso, “se quiser conquistar um homem para sua causa, primeiro convença-o de que você é seu amigo sincero” (Abraham Lincoln). Além disso, amigos nem sempre concordam conosco. “Não preciso de amigos que mudem quando eu mudo e concordem quando eu concordo. Minha sombra faz isso muito melhor” (Plutarco).

Finalmente, amigos nos moldam. “Diga-me com quem andas e direi quem és” (Sócrates). “As más companhias corrompem os bons costumes” (Menandro). “Tenha cuidado com o ambiente que você escolhe, pois ele irá moldá-lo; tenha cuidado com os amigos que escolhe, porque você se tornará como um deles” (W. Clement Stone). “O ferro se afia com ferro, e uma pessoa, pela presença do seu próximo” (Pv 27:17).

Ao refletirmos sobre a amizade, é apropriado indagar: Como fazer amigos? Observe algumas sugestões: “A única maneira de ter um amigo é ser um” (R. Waldo Emerson). “Nenhuma qualidade nos proporcionará mais amigos do que a disposição para admirar as qualidades dos outros” (autor desconhecido). “Seja cortês com todos, sociável com muitos, íntimo de poucos, amigo de um e inimigo de nenhum” (Benjamin Franklin). Devemos fazer amizade com aqueles cuja influência e cooperação, traços de caráter, conhecimento e personalidade possam se tornar proveitosos para nós e sejam reciprocamente beneficiados por nós (adaptado de Andrew Carnegie).

O sábio escreveu: “O amigo ama em todo tempo, e na angústia nasce o irmão” (Pv 17:17). Assim, cultivemos boas amizades. 

https://mais.cpb.com.br/meditacao/amizade-2/
https://youtu.be/Yhl-v7ZexDQ

Nenhum comentário:

Lecitina espiritual

DEVOCIONAL DIÁRIO - VISLUMBRES DA ETERNIDADE  27 de fevereiro Lecitina espiritual    Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Por isso,...