sexta-feira, 30 de junho de 2023

Salmos 55 Comentário:

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Salmos 55
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


SALMO 55 – Este Salmo não é tão organizado como os demais. Há “nele certa confusão de partes, sem uma apresentação clara e ordenada”, diz Russell Champlin. A Bíblia de Jerusalém afirma que “o texto está em mau estado”.

A sequência estrutural do Salmo é considerada “compreensível, mas não é linear nem regular. Tem algo de vai-vém, de entrar e sair ou de recolher-se e assomar, de expansão e concentração, de retorno sobre um motivo”. Isso porque, “em torno, agitação e desordem social, por dentro, agitação e medo; fora e próximo o amigo traidor, dentro o retorcer-se de terror. Todo o material foi fundido no cadinho da experiência pessoal, com consciência lúcida, controlando sem asfixiar. Embora deixe inflamar-se o sentimento, mantém distância poética para não prorromper em gritos, para transformar sua experiência em palavras poéticas. Tudo é pessoal e intenso” (Luís Alonso Schökel).

Schökel continua explicando a desordem do Salmo: “A situação política e social é o ponto de partida que [leva o salmista] a se refugiar em seu íntimo, onde vem a tropeçar com desordem mais encarniçada: a perturbação social corresponde a perturbação psicológica. Refugia-se em seu interior para sentir e se observar sentindo, quando em meio à concentração irrompem ‘gritos’, e tem que abrir os olhos para ver. Transmite-nos o sonho de sua fantasia, que transfigura o deserto hostil em morada propícia, uma vez que a cidade não mais é acolhedora. Busca a planura aberta, porque os muros da cidade aprisionam em vez de proteger. Resulta que fuga para fora é, com efeito, fuga para dentro da fantasia”.

Enfim, “o poema tem frequentes repetições e contém queixa, anseio, rogos, indignação, confiança e esperança. Este Salmo é o clamor da alma de alguém que deseja encontrar alívio da tristeza e se refugiar na solidão... Toda pessoa deseja fugir para um lugar onde possa estar a salvo de todas as preocupações. Mas, nesta Terra, carregamos os problemas a menos que sejam entregues a Jesus. Não se deve esquecer de que há um lugar onde os problemas não podem entrar, esse lugar é o Céu”, aplica o Comentário Bíblico Adventista.

Portanto, caso tua mente esteja confusa, e... teu coração, atribulado...

• ...Desabafe com Deus (Salmo 55:12-14).
• ...Chore perante Deus (Salmo 55:16-17).
• ...Renove tua esperança (Salmo 55:22-23).

Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
•••••

Nenhum comentário:

Amor maior

  Devocional Diário Amor maior [ Nada] poderá nos separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor. Romanos 8:39 Desculpa Se ...