sábado, 17 de junho de 2023

Salmos 42 Comentário:

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Salmos 42
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


SALMO 42 – Neste Salmo “a natureza exata da aflição do salmista não é apresentada, mas ela o leva a um estado de profunda depressão (42:3, 5, 9-11). Mesmo assim, ele não se concentra em seu problema, e tem sede de Deus como que de água (42:1; Mt 5:6)” analisa Duane Garrett.

Merrill Unger observa que “Esperar em Deus na aflição [v. 1-6], é descrita com a tônica da fé e o consolo da esperança [v. 7-11]. É um salmo de ‘maskil’ (instrução) para os remanescentes piedosos do terrível tempo da tribulação (Dn 12:1)”.

Em realidade, tanto o Salmo 42 quando Daniel 21:1 falam de tempos de angústias e adversidades ao povo de Deus. O salmista expressa sua busca por Deus em meio a essa angústia, enquanto a profecia de Daniel fala de um tempo de angústia sem precedentes, mas com a promessa de libertação àqueles cujos nomes estão escritos no livro divino.

Fazendo uma projeção para a profecia escatológica de Daniel 12:1, com base no Salmo 42, concluímos que, mesmo em meio à angústia e opressão, aqueles que confiam em Deus e têm seus nomes escritos em Seu livro serão libertados. Assim como Davi esperou em Deus e encontrou consolo e esperança, no tempo do fim podemos encontrar encorajamento em saber que Deus é nosso socorro e que Ele cuida de Seu povo em tempos difíceis.

Este Salmo incentiva-nos a buscar intensamente por Deus. Baseando-se nele, Ellen White salienta:

• “Devemos ir a Deus em fé e derramar nossas súplicas diante dEle, crendo que Ele atuará em nosso favor e em favor daqueles a quem buscamos salvar”.

• “Com a confiante fé de uma criancinha, devemos ir a nosso Pai celestial, contando a Ele todas as necessidades. Ele está sempre pronto a perdoar a ajudar. É inesgotável o suprimento da sabedoria divina, e o Senhor nos encoraja a nos servirmos abundantemente dEle”.

• “Precisamos de mais profunda fome de alma pelos ricos dons que o Céu tem a conceder”.

• “Quem dera que tivéssemos um desejo profundo de conhecer a Deus de maneira experimental, de entrar na sala de audiência do Altíssimo, estendendo a mão da fé e lançando nossa alma desajudada sobre Aquele que é poderoso para salvar! Sua graça é melhor do que a vida”.

Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
•••••

Nenhum comentário:

Oportunidades

 Oportunidades Se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, produz muito fruto. João 12:24 Foi muito triste...