segunda-feira, 12 de junho de 2023

Salmos 37 Comentários

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Salmos 37
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


SALMO 37 – Este Salmo enfatiza a importância de confiar em Deus, seguir Seus caminhos e não se preocupar com os ímpios que prosperam temporariamente. Sua mensagem visa encorajar a paciência, a fidelidade, a esperança e a perseverança na fé em meio aos dissabores da vida e das tremendas injustiças na sociedade a nossa volta.

Nos últimos dias, foi previsto que a sociedade iria piorar drasticamente (II Timóteo 3:1-5). Os valores seriam invertidos, o respeito desapareceria, a desonestidade floresceria, como de fato vemos hoje acontecendo constante e intensamente. A ambição e imoralidade chegarão ao ponto de proibir comprar e vender aos que não adorarem aquilo que for proposto (Apocalipse 13:11-18).

Não só a igreja como também toda a humanidade enfrentará uma grande tribulação escatológica (Apocalipse 7:1-4, 9-17). Nesse contexto, o Salmo 37 transmite a mensagem de que, apesar das adversidades e perseguições que possam ocorrer nesse tempo, os justos devem continuar confiando totalmente em Deus, praticando o bem sempre, sabendo que Ele cuidará deles e fará justiça no final (Salmo 37:32-36).

O Salmo também lembra-nos que a vitória final pertence a Deus e que a prosperidade e a justiça duradouras serão estabelecidas. Ele encoraja a não deixarmo-nos levar pela ansiedade, inveja, ou desejo de vingança em face das injustiças temporárias; mas, confiar que Deus cuidará de todas as coisas e trará um desfecho adequado no momento oportuno. “O Senhor cuida da vida dos íntegros, e a herança deles permanecerá para sempre. Em tempos de adversidades não ficarão decepcionados; em dias de fome desfrutarão fartura” (Salmo 37:18-19).

Não precisamos nos preocupar com sucessos efêmeros dos ímpios; pois, o sucesso dos fieis será eterno. Ainda que injustiças prevaleçam por um tempo, confie que a justiça divina será estabelecida no fim dos tempos (Salmo 37:1-17)!

Nos dias atuais, em meio às incertezas, ansiedades e desafios que enfrentamos, o Salmo 37 lembra-nos da importância de confiar em Deus e a praticar o certo diante dEle e das pessoas – isso só será possível quando tivermos profunda conexão espiritual com Ele.

Davi afirma inspirado pelo Espírito Santo: “Já fui jovem e agora sou velho, mas nunca vi o justo desamparado nem seus filhos mendigando o pão” (Salmo 37:25). Assim, somos incentivados a reavivar nossa fé, integridade, fidelidade e compromisso com Deus! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
•••••

Nenhum comentário:

Oportunidades

 Oportunidades Se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, produz muito fruto. João 12:24 Foi muito triste...