quinta-feira, 1 de junho de 2023

Salmos 26 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Salmos 26
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


SALMO 26 – Em meio a tantas pessoas religiosas mergulhadas na hipocrisia, tentando agradar a Deus e à sociedade moralmente depravada, há pessoas como Davi, que anseiam ser íntegras perante Deus.

Considere o desejo do coração do salmista nos versículos 1-3 e 9-12; depois, analise o núcleo do Salmo, os versículos 4-8.

O núcleo do Salmo 25 convida-nos a examinar nossa conduta e a mantermo-nos firmes na integridade espiritual; a qual é um tesouro valioso, uma qualidade que revela a autenticidade de nosso relacionamento com Deus. Na sociedade atual, somos constantemente tentados a comprometer nossos valores e a ceder às influências negativas que nos rodeiam. Contudo, como filhos de Deus, somos chamados a ser diferentes, a nos destacar em meio às trevas e a viver uma vida digna de nosso chamado, tema amplamente tratado pelo apóstolo Pedro (I Pedro 1:14-15; 2:9, 21; 3:9; 5:10; II Pedro 1:3, 10-11).

O salmista nos ensina a evitar a companhia dos falsos e hipócritas que visam corromper nossa fé e espiritualidade. Isso implica o quanto devemos discernir cuidadosamente as pessoas com quem nos associamos e buscar relacionamentos profundos que nos fortaleçam espiritualmente. Devemos apreciar a companhia daqueles que compartilham nossa fé, que buscam a Deus sinceramente e que caminham conosco em retidão. Ao nos cercarmos de pessoas piedosas, encontramos encorajamento e apoio para mantermos nossa integridade quando saímos para evangelizar e viver a rotina do dia a dia.

Ao lavar as mãos para mostrar sua inocência, o salmista ilustra a importância de uma consciência limpa e um coração puro diante de Deus. Isso não quer dizer que seremos perfeitos no sentido de estar completamente sem pecado (Romanos 7:20), mas sim que busquemos o perdão e a purificação constantemente (I João 1:8-10). Reconhecemos nossas fraquezas e nos arrependemos de nossos erros, permitindo que a graça divina nos transforme a cada dia. Essa atitude de humildade e submissão diante de Deus é fundamental para mantermos nossa integridade espiritual.

Com esta reflexão, somos chamados a manter nossa integridade. Somos convidados a reavivar nossa fé em um mundo incrédulo! Que nossa integridade espiritual seja uma luz em um mundo escuro, confirmando e afirmando nossa identidade como filhos e filhas de um Deus Salvador, que nos ama e deseja o melhor para nós. Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
•••••

Nenhum comentário:

Os limites da religião

Devocional Diário Vislumbres da eternidade 5 de outubro Os limites da religião Pretendendo passar por mestres da lei, não compreendendo, po...