sexta-feira, 12 de maio de 2023

Salmos 6 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Salmos 6
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


SALMO 6 – Este “é o primeiro dos sete ‘Salmos de penitência’ (32; 38; 51; 102; 130; 143). É a súplica de um doente a Deus”, informa o Comentário da Bíblia de Jerusalém.

O Comentário Bíblico Adventista traz informações e citações interessantes sobre este Salmo:

“O Salmo 6 é profundamente pessoal. Alexander Maclaren diz: ‘Se alguma vez a palpitação da angústia pessoa se expressou mediante lágrimas e palavras, fez isto neste salmo’. Lutero o chamou de ‘uma oração penitencial para a saúde do corpo e da alma’. Nele, o salmista expressa sua agonia física e tormento de alma ao ser escarnecido por aqueles que declaravam que Deus o havia abandonado. Embora se encontre no limiar da morte, ele ora com fervor para pedir socorro e insiste em que Deus ouça sua oração e o salve. Como o Salmo 3, este exibe uma mudança dramática e repentina: nos v. 8 a 10, profunda melancolia se transforma em alegria”.

Desta forma, o Salmo em pauta nos mostra ao menos quatro segredos ensinando-nos a superar a profunda melancolia para chegar à exuberante alegria:

• Não negligencie ou esconda tuas emoções de Deus por mais negativas que elas sejam; pois, por mais esmagadoras e interceptoras de nossa percepção, ao expressar a Deus nossos sentimentos, obteremos nova perspectiva e alívio.
• Em meio à dor intensa não deixe de confiar na bondade e na misericórdia de Deus; não há nada melhor que confiar nEle e estar ciente que Ele ouvirá nosso clamor e estará conosco em nossos momentos difíceis para nos ajudar.
• Afirme tua confiança mesmo não vendo qualquer solução para teus problemas; isso é um ato de fé, que requer certa dose de coragem e perseverança, a qual nos levará a um caminho positivo e esperançoso.
• Aprenda a ter paciência para esperar em Deus; esperar nEle implica crer que Ele trará resposta para nossa situação da forma e na hora certas. Para tanto, devemos abrir mão de nossos imediatismos e achismos; crendo que Ele sabe o que é melhor!

Davi seguiu estes passou e saiu da profunda melancolia (Salmo 6:1-7) para uma exuberante alegria, confiantemente (Salmo 6:8-10). Assim, nitidamente, a oração sincera eleva-nos de um estado de tristeza e dor para um estado de esperança e alegria renovadas!

Por isso, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
•••••

Nenhum comentário:

Zumbis

  Devocional Diário Zumbis A morte e a vida estão no poder da língua; quem bem a utiliza come do seu fruto. Provérbios 18:21 Zumbis. É incrí...