quinta-feira, 25 de maio de 2023

Salmos 19 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Salmos 19
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


SALMO 19 – As revelações de Deus indicam Seu interesse em ser conhecido.

Em meio ao caos e à confusão de uma sociedade degradante, Ele Se revela de maneiras claras e inequívocas. Para tanto, este Salmo convida-nos a mergulhar nas profundezas da Palavra de Deus e a maravilhar-nos com Sua infinita sabedoria, poder e glória através da beleza de Sua criação!

Comentando o Salmo 19, Duane Garrett salientou:

“A revelação de Deus pela natureza e a revelação pelas Escrituras têm, cada uma, o seu lugar. O mundo natural dá provas claras da glória e do poder de Deus (19:1-6; veja Rm 1:19-20). A lei [Torá], porém, vai além disso e instrui e reaviva o coração humano (Sl 19:7-11). Andando nessa luz, o fiel é levado a buscar o perdão e a aprovação divina (19:12-14)”.

As duas revelações de Deus [natureza e Escritura] se complementam. Sua relevância se dá ao alcançar nosso íntimo para nos erguer, transformar e renovar. É isso que Davi almeja neste texto sagrado, ao encerrar o Salmo após destacar tais revelações divinas.

• Sabendo da existência de Deus, vive-se ciente de Sua justiça.

Davi pede a Deus que o livre dos erros desconhecidos, pecados intencionais e transgressões que possam dominá-lo. A resposta do salmista à grandiosidade da criação e à perfeita, revigorante, sábia e justa revelação da Torá, o faz reconhecer sua própria imperfeição e limitação. Assim, sua consciência indica a tremenda necessidade da graça e do perdão de Deus, até mesmo dos erros, falhas e pecados que ele é incapaz de discernir; e pede, principalmente, proteção contra os pecados intencionais, para que eles não o dominem.

• Apenas quem compreende a revelação de Deus tal como Davi, conseguirá fazer, com sinceridade, declarações tão profundas como estas!

Portanto, entendemos pelos Salmo 19 que...

• Neste mundo, quanto mais conhecermos a Deus, mais reconheceremos nossos pecados.

• Nesta sociedade corrompida, sempre necessitaremos de orientações e correções divinas para evitar transgressões e viver conforme a vontade do Criador.

• Nesta vida, devemos desejar incessantemente o arrependimento, pedir perdão e suplicar por transformação.

Considerando isto através da meditação diária, reconheceremos nossa fragilidade, perceberemos os perigos dos nossos pecados, e, então, buscaremos integridade e redenção.

Devemos orar com humildade e disposição para ser examinados à luz da verdade divina! Assim... reavivaremos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
•••••

Nenhum comentário:

Ezequiel 3 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse Leitura Bíblica – Ezequiel 3 Comentário: Pr. Heber Toth Armí EZEQUIEL 3 – Enquanto a Palavra de Deu...