sábado, 20 de maio de 2023

Salmos 14 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Salmos 14
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


SALMO 14 – O Diabo crê que Deus existe, até estremece (Tiago 2:19); já o ateu não chega nesse nível, como registra o Salmo em análise. Por isso, é chamado de tolo, insensato ou ignorante.

“Primeiro, o insensato se considera onisciente: ‘Sei todas as coisas. Não é possível haver um Deus além dos limites do meu conhecimento’. Segundo, se considera onipresente: ‘Estou em todos os lugares ao mesmo tempo e não é possível que exista um Deus em algum ponto do universo sem meu conhecimento’. Sua atitude ignora as maravilhas da criação divina: a vastidão do universo, os movimentos incrivelmente precisos dos planetas, a capacidade notável da terra de manter a vida, o funcionamento minucioso do corpo humano e as propriedades extraordinárias da água e do solo”. O maior problema do ateu “não é seu quociente de inteligência, mas, sim, seu quociente de moralidade. O pronunciamento de Deus acerca dos insensatos é claro: ‘Corrompem-se e praticam abominação’. Há uma ligação estreita entre credo e conduta. Quanto mais baixo o conceito de Deus, mais baixa a moralidade”, comenta William MacDonald.

Complementando, Albert Barnes declara: “Muitas vezes, a crença na inexistência de Deus tem como fundamento o desejo de levar uma vida perversa, ou então ela é adotada por aqueles que vivem desse modo com o objetivo de se manterem em sua depravação e evitarem o medo do castigo futuro”.

De certa forma, o Salmo 14 é um chamado à conversão e ao arrependimento daqueles que negam a existência de Deus. O desviar-se de Deus implica em afastar-se do caminho da sabedoria e dos princípios corretos de vida; por outro lado, o voltar-se para Deus – o Juiz do Universo –, significa viver a sabedoria e os princípios que promoverão a vida, inclusive a vida eterna!

Os que confiarem em Deus se alegrarão com o que receberão no final. Há vantagens, grandes recompensas em aderir à fé. As Sagradas Escrituras “são capazes de torná-lo sábio para a salvação mediante a fé em Cristo Jesus” (II Timóteo 3:15).

A sabedoria está além de nossa capacidade de compreensão, porém, tornou-se acessível pelo Deus que proveu a nós Sua revelação. Não precisamos permanecer na ignorância, a menos que queiramos...

O Salmo 14 mostra que Deus agirá, seria bom nos prepararmos! Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
•••••

Nenhum comentário:

Palavras caducas e palavras perenes

  Devocional Diária Palavras caducas e palavras perenes “Os lábios que falam a verdade permanecem para sempre, mas a língua mentirosa desapa...