terça-feira, 18 de abril de 2023

Jó 24 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Jó 24
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


JÓ 24 – A vida é injusta. Uma análise criteriosa ao nosso redor, ou mesmo à nossa própria vida, não restará dúvidas quanto à injustiça existente no mundo.

Neste capítulo, Jó aborda de forma geral, pelo menos três premissas intrigantes:

• Pessoas más são abençoadas: Jó discursa sobre as bênçãos dos injustos; ele questiona por que Deus permite que os ímpios prosperem e desfrutem de uma vida de luxo e conforto, enquanto os justos sofrem e são oprimidos. Em sua análise, Jó destaca que os perversos plantam e colhem como donos da Terra, roubam e exploram os necessitados sem sofrer consequências; ainda vivem sem medo e sem culpa, como se fossem blindados.

• Os bons são afligidos: Jó argumenta que os justos são assaltados por inúmeras formas de injustiças; os órfãos são privados de seus direitos, as viúvas são maltratadas pelos poderosos, os famintos são deixados sem alimentos, os vulneráveis e os aflitos não têm a quem recorrer. O poder e a ganância tomam conta da sociedade, onde vale tudo para manter-se no poder. Deste modo, a injustiça é negada aos mais fracos e a impunidade domina entre os grandes.

• A injustiça sobressai em nossa sociedade: Esta constatação leva a questionamentos sobre Deus: Por que Ele permite que tais coisas acontecem? Por que Ele não interfere para proteger os justos e punir os ímpios? Não é injusto os ímpios terem vantagens sobre Seus servos fieis?

Em meio a uma sociedade opressiva e cercado pela injustiça social, Jó ensina em que esperança apegar-se:

• Jó 24:22 – Jó mostra que embora os ímpios pareçam blindados, o poder de Deus pode erradicá-los a qualquer momento. Aqui há esperança aos justos injustiçados pelas mãos dos perversos; a justiça divina julgará as injustiças humanas – nenhuma ficará impune!

• Jó 24:24 – Jó indica que a vida dos ímpios é passageira; independente do que façam com seu poder ou com suas riquezas, a morte os alcançará. Eles não têm a perspectiva da vida eterna; ainda que queiram, não a terão!

Conquanto este capítulo do discurso de Jó apresente uma visão realista das injustiças da existência neste mundo de pecado, ao mesmo tempo oferece uma mensagem de esperança para quem se apega a Deus e confia em Sua administração! Assim, é possível reavivar-se em meio ao sofrimento! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
•••••

Nenhum comentário:

Zumbis

  Devocional Diário Zumbis A morte e a vida estão no poder da língua; quem bem a utiliza come do seu fruto. Provérbios 18:21 Zumbis. É incrí...