sexta-feira, 14 de abril de 2023

EZEQUIAS

 EZEQUIAS

Ezequias confiou no Senhor, Deus de Israel, de maneira que não houve ninguém como ele entre todos os reis de Judá, nem antes nem depois dele. 2 Reis 18:5

Devemos prestar muita atenção à história do rei Ezequias, especialmente em dois episódios simultâneos ocorridos em sua vida: a ameaça da invasão assíria e a doença mortal que o atingiu. Deus determinou que três livros de Sua Palavra registrassem essas informações – Isaías, 2 Reis e 2 Crônicas. Isso é algo incomum e muito especial. Embora certas verdades sejam repetidas e apareçam em diversos livros bíblicos – como é o caso da criação e da lei de Deus –, poucas narrativas bíblicas são mencionadas três vezes, incluindo aquelas vivenciadas ou contadas por Jesus.

De todos os 42 reis de Israel e Judá, sem dúvida o melhor foi Davi. O segundo melhor provavelmente tenha sido Ezequias. Esse rei fez uma grande reforma espiritual, de modo que o templo foi purificado e voltou a funcionar (2Cr 29), os sacerdotes e levitas foram reempossados em suas atividades ministeriais (2Cr 29:35), e o povo, convocado a deixar os ídolos e voltar para Deus (2Cr 30:7-9), correspondeu. Como resultado, Deus “sarou o povo” (2Cr 30:20). Feito isso, destruíram os altares e as estátuas, objetos de culto pagão que infestavam as cidades (2Cr 31:1).

Depois disso, Ezequias foi ameaçado pelos exércitos da Assíria e adoeceu. Enviado por Deus, o profeta Isaías o visitou e trouxe a mensagem de que sua enfermidade era fatal. O rei, profundamente tocado, chorou muito e orou ao Senhor. Deus ouviu sua oração e mandou que o profeta retornasse com a mensagem de que o rei teria mais 15 anos de vida. Acrescentou, também, que Deus defenderia a cidade de Jerusalém (2Rs 20:5, 6). Ezequias ficou tão feliz que compôs um cântico, no qual ele diz: “O Senhor veio salvar-me” (Is 38:20). E como Deus o curou? Foi feita uma pasta de figos e colocada sobre a parte enferma do corpo (2Rs 20:7).

Mesmo vivendo de acordo com a vontade de Deus, enfrentamos grandes dificuldades. Mas, quando parece não haver saída para nossa situação, podemos clamar a Deus. Ele pode trazer livramento de modo natural ou sobrenatural, pois é Senhor de ambos. Confiemos Nele sempre, porque Deus é por nós.

MEDITAÇÃO DIÁRIA

14 de abril
https://mais.cpb.com.br/meditacao/ezequias/
https://youtu.be/c59og6MWvmk

Nenhum comentário:

Ganhadores de vidas

  Devocional Diário Vislumbres da eternidade 26 de julho https://mais.cpb.com.br/meditacao/ganhadores-de-vidas/ Ganhadores de vidas O fruto...