quarta-feira, 5 de abril de 2023

COMO LIDAR COM A TENTAÇÃO

 COMO LIDAR COM A TENTAÇÃO

Bem-aventurado é aquele que suporta com perseverança a provação. Porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que O amam. Tiago 1:12

Tiago inicia sua carta falando sobre as provações do cristão e como Deus as usa para nos levar à maturidade espiritual (Tg 1:2-4). Ele menciona que algumas delas se apresentam como tentações (v. 12, 13). Como devemos lidar com elas? Ao enfrentá-las, temos que fazer uso de alguns recursos que estão à nossa disposição. Primeiramente, ele menciona nossa necessidade de sabedoria, para perceber o que está envolvido e saber como agir. Nós a teremos se a pedirmos com fé ao nosso bondoso Deus (v. 5, 6).

Logo precisamos considerar os resultados tanto da obediência quanto da desobediência. Aquele que persevera no caminho do bem receberá a vida. A promessa é: “Bem-aventurado é aquele que suporta com perseverança a provação. Porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que O amam” (v. 12). Em contrapartida, aquele que, não tendo a sabedoria que vem de Deus, se deixa levar por seus desejos pecaminosos e é enganado pela tentação comete pecado. Isso não acabará bem. O resultado será a morte (v. 14, 15), conforme Paulo escreveu: “O salário do pecado é a morte” (Rm 6:23).

Quando vem a tentação, também devemos nos lembrar da bondade de Deus em nossa vida. Suas dádivas sempre são boas, e a tentação não é uma delas. Ele nunca nos tenta (Tg 1:13). Contar as bênçãos e pensar no quanto Deus tem sido bom para conosco nos ajuda a resistir à tentação.

Outro recurso é a convicção de quem somos: filhos de Deus. Tiago diz que “Ele nos gerou”, o que significa que Ele é nosso Pai. Podemos contar com Seu amor e cuidado.

Finalmente, podemos vencer a tentação porque a “palavra da verdade” (v. 18) está em nós. Foi por Seu intermédio que Ele nos gerou. Tal qual o nascimento humano, o nascimento espiritual também depende de uma semente – e esta é a Palavra de Deus (1Pe 1:23). Ela foi implantada em nós e é poderosa para nos salvar (v. 21). Para que isso aconteça, precisamos praticá-la (v. 22-25).

Desse modo, se fizermos uso dos recursos espirituais que Deus colocou à nossa disposição, venceremos as tentações.

MEDITAÇÃO DIÁRIA
5 de abril
https://mais.cpb.com.br/meditacao/como-lidar-com-a-tentacao/

Nenhum comentário:

Palavras de bondade

Devocional Diário  Palavras de bondade Não saia da boca de vocês nenhuma palavra suja, mas unicamente a que for boa para edificação, conform...