sexta-feira, 10 de março de 2023

Neemias 8 Comentário:

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Neemias 8
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


NEEMIAS 8 – A leitura atenta, a interpretação correta, a explicação e aplicação da Palavra de Deus são essenciais para que as pessoas experimentem o poder restaurador e transformador do Deus da Palavra.

A leitura pública das Escrituras deve ser a cultura de cada igreja verdadeira. O sacerdote Esdras, juntamente com o governador Neemias, promoveram a leitura da Bíblia a todo o povo, inclusive estiveram reunidas as mulheres e as crianças. O povo chorou e também se alegrou, “pois agora compreendiam as palavras que lhes foram explicadas” (Neemias 8:1-12).

O estudo da Bíblia com os líderes religiosos promovem restauração das práticas espirituais e desperta a espiritualidade na sociedade. Após o evento público supracitado, “os chefes de todas as famílias, os sacerdotes e os levitas reuniram-se com o escriba Esdras para estudarem as palavras da Lei”, a Torá. Nesse estudo sistemático, redescobriram a festa dos tabernáculos. O povo, então, foi convocado a celebrá-la. “Desde os dias de Josué, filho de Num, até aquele dia, os israelitas não tinham celebrado a festa dessa maneira. E grande foi a alegria deles”. Nos sete dias de celebração, Esdras leu as Escrituras para o povo (Neemias 8:13-18).

As pessoas precisam entender a Bíblia que sua mensagem seja aplicada à vida delas. Para isso, seu conteúdo precisa ser devidamente explicado. Inclusive o povo de Deus precisa ser ensinado com base na Palavra, a qual deve nortear toda prática religiosa.

Jesus é o maior exemplo de como fazer isso (Lucas 24:27), deixando-nos os seguintes tópicos:

• A interpretação bíblica correta deve passar pela análise cronológica: “Começando por Moisés”.
• A interpretação dos temas bíblicos aprovada por Deus deve ser holística: “Percorrendo todos os profetas”.
• A interpretação válida da Bíblia deve ser criteriosa fazendo ponte do passado para o presente: “Explicou-lhes”.
• A interpretação verdadeiramente bíblica deve ser canônica: “Interpretou-lhes em todas as Escrituras”.
• A interpretação dos escritos inspirados precisa ser cristológica: “O que constava a respeito dEle [Jesus]”.

A ciência da interpretação chama-se Hermenêutica, a qual leva-nos ao verdadeiro significado do texto sagrado, que conta com o auxílio da exegese. Se Esdras e Neemias precisaram destas ferramentas, se Jesus as utilizou para fazer “arder” o coração dos discípulos, é essencial que a utilizemos para conseguir o verdadeiro reavivamento espiritual oriundo da Palavra de Deus!

Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
•••••

Nenhum comentário:

Zumbis

  Devocional Diário Zumbis A morte e a vida estão no poder da língua; quem bem a utiliza come do seu fruto. Provérbios 18:21 Zumbis. É incrí...