terça-feira, 7 de março de 2023

Neemias 5 Comentário:

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Neemias 5
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


NEEMIAS 5 – Precisamos estudar corretamente a Bíblia, caso queiramos usufruir da essência da verdadeira religião. A preocupação com os necessitados é uma das mais latentes demonstrações da verdadeira espiritualidade.

No decorrer da revelação divina, “a causa do pobre, do doente e do desamparado é regularmente apresentada, dando a entender que Israel, a nação escolhida, não obedeceu às leis sociais, econômicas e religiosas dadas por Deus a respeito de seu bem-estar. Israel deveria ajudar os vulneráveis e necessitados, sendo, assim, um modelo a outras nações. A assistência e o desenvolvimento devia ser colocada em prática de modo que a nação escolhida fosse um ideal daquilo que Deus pretendia para a humanidade”, analisa Wagner Kuhn.

Neemias demonstra grande preocupação com os oprimidos desde que soube da situação de seu povo em Jerusalém. Ele caracteriza o que Israel devia ser. Cada ação sua visava socorrer aos vulneráveis, ainda que tivesse de perder o emprego, deixar seu conforto, correr riscos, enfrentar terríveis oposições, e trabalhar incansavelmente.

David Platt, considerando Tiago 1:27, afirmou: “Aparentemente a verdadeira religião não consiste na participação monótona em uma atividade piedosa superficial. A verdadeira religião consiste em demonstrações justas e consistentes de amor sobrenatural e altruísta”. Corroborando, John Piper destacou que “os cristãos devem focar as necessidades dos outros, não em sua própria comodidade. Devem focar no amor, não em sua própria segurança”.

Neemias exemplifica na prática esta elevada atitude. Enquanto aproveitadores exploravam seus compatriotas diante da crise (Neemias 5:1-12), Neemias repreendia os usurários que oprimiam e exploravam os recursos do povo; como governador ele se doava, entregava generosamente seus recursos e se sacrificava pelo bem e restauração do povo (Neemias 5:13-19). “Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a Sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos” (I João 3:16).

Neemias enfrentou a classe dominante de Jerusalém, deixando um grande aos cristãos de hoje. A verdadeira religião combate a exploração, confronta as injustiças e promove o bem usando toda sua influência, mesmo à custa de perdas financeiras. Pessoas gananciosas, avarentas e exploradoras precisam de conversão mesmo estando entre o povo de Deus.

A reprovação no juízo ou absolvição está relacionada à pratica do bem (Mateus 25:31-46). Neemias sabia disso (Neemias 5:19), e você?

Enfim, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
•••••

Nenhum comentário:

Zumbis

  Devocional Diário Zumbis A morte e a vida estão no poder da língua; quem bem a utiliza come do seu fruto. Provérbios 18:21 Zumbis. É incrí...