domingo, 26 de março de 2023

Jó 1 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Jó 1
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


JÓ 1 – Estamos perante uma obra-prima da literatura hebraica. O livro de Jó é bem sofisticado, contendo ampla gama de ideias e conceitos complexos. Em suas páginas encontram-se uma série de debates teológicos sobre o sofrimento humano, a justiça divina, a sabedoria, a soberania do Deus verdadeiro, a criação e a natureza humana.

O enredo conta com discussão filosófica e teológica de alto nível. Contudo, sua linguagem é poética, incluindo uma série de figuras de linguagem e imagens poderosas visando atrair leitores para assuntos importantes. Desta forma, as temáticas de Jó são incompreensíveis apenas aos leitores superficiais, rasos e relapsos.

A didática desse livro é extraordinária. Inicia com relatos históricos, revelando-nos o que Jó desconhecia. Desde o início recebemos informações privilegiadas, que Jó não possuía. Abre-se a cortina do mundo natural, e mostra o que acontece sobrenaturalmente no mundo espiritual.

Ou seja, existe uma realidade além daquela que nossos sentidos podem perceber naturalmente. Entretanto, ainda que não podemos ver nem tocar, esse aspecto da vida não é ilusório, nem irreal, muito menos imaginário. Existe Deus, tanto quanto existe o Diabo – são seres mais reais que a realidade captada por nós.

Embora o texto exija uma leitura atenta e reflexiva para compreender ideias e conceitos complexos da vida, somos elevados para além dos sentidos humanos, a uma realidade sobrenatural – da qual todos nós estamos indubitavelmente envolvidos.

“As faculdades físicas e mentais, juntamente com as afeições, devem ser cultivadas de maneira que atinja a máxima eficiência”, diz Ellen White. Se nos desenvolvermos assim, Deus poderá usar-nos mais eficientemente. Moisés estudou nas melhores universidades de sua época; Deus usou suas habilidades intelectuais para escrever o primeiro livro inspirado que comporia as Escrituras Sagradas para instruir a humanidade. Note também, que o culto, instruído e intelectual apóstolo Paulo escreveu mais da metade dos livros do Novo Testamento.

Estudando Jó 1, encontramos:

• Descrição de Jó como indivíduo poderoso, pai e religioso.
• Diálogo entre Deus e Satanás.
• Revelações das investidas de Satanás a Jó e seus pertences.
• Atitude de Jó frente ao sofrimento.

O sofrimento é parte da vida, pois Satanás é real. Contudo, a realidade divina eleva o sofredor da aflição à adoração, pois Deus é superior ao mais terrível sofrimento. Portanto, reavivemo-nos: Louvemos ao Senhor, independente das circunstâncias! – Heber Toth Armí.
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
•••••

Nenhum comentário:

O poder das palavras

  Devocional Diário O poder das palavras Que alegria é ter a resposta adequada! Como é boa a palavra dita na hora certa! Provérbios 15:23 Jó...