quarta-feira, 22 de março de 2023

Ester 7 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Ester 7
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


ESTER 7 – Os eventos do livro de Ester não acontecem dentro do templo. Sua mensagem é para ser aplicada fora das quatro paredes da igreja. Todavia, a teologia deste livro é riquíssima, embora seja pouco explorada. Note:

• Deus é soberano: Ele comanda o Universo, controla o Planeta Terra e direciona a história mundial conforme Seus nobres propósitos. Ele usa indivíduos e eventos seculares objetivando estabelecer Seus planos. Quando não vemos nitidamente Sua presença, é certo que Ele está agindo nos bastidores para levar a cabo a salvação ao seu auge.
• Deus é justo: Em meio à injustiça e perseguição de Seu povo, Deus está atuando de forma invisível. Como Juiz universal, julga àqueles que intentam erradicar Seu povo e recompensa aos que defendem a justiça. Deus é intolerante à injustiça; mais cedo ou mais tarde Ele fará justiça contra os injustos.
• Deus toma providências: As adversidades não atrapalham as providências de Deus em prol de Seu povo. Ele pode usar pessoas improváveis e situações complexas para mostrar ser Ele soberano em qualquer situação. Sua defesa, Sua justiça e Sua providência não conhecem limites – devemos aprender a confiar em Seu poder.

Ester 7 pode parecer ter senso de justiça poética na forma em que Hamã foi punido por suas ações perversas, cruéis e corruptas; entretanto, a história geral do livro é uma narrativa séria e trágica de perseguição e genocídio planejados contra um povo, por capricho de um homem vaidoso. Tal cena será vista mais amplamente nos últimos capítulos da história humana, como está previsto em Apocalipse 13:11-18.

A queda do orgulhoso Hamã revela que a soberba precede a queda. A arrogância que anseia pela destruição alheia será destruída sem sair-se vencedora. Quem desejava a morte alheia teme a justiça contra sua injustiça. A ironia dramática mostra que a forca preparada para inocentes será usada por quem a preparou. O “feitiço” pode sim virar-se contra o “feiticeiro”. A injustiça cai na malha fina da justiça (Ester 7:9-10). Diante do tribunal celestial, o mesmo acontecerá àqueles que lutam contra Deus (Apocalipse 20).

Em certas condições pode parecer que, em nossa vida, o mal parece estar ganhando forças (Apocalipse 6:9-11); contudo, Ester 7 nos mostra que Deus está atento às injustiças e pode reverter qualquer situação. Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
•••••

Nenhum comentário:

O poder da informação

  Devocional Diário O poder da informação Que eles deem graças ao Senhor por Sua bondade e por Suas maravilhas para com os filhos dos homens...