terça-feira, 21 de março de 2023

Ester 6 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Ester 6
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


ESTER 6 – É possível usar e abusar do poder. O poder pode ser usado positiva ou negativamente. Dependendo como é usado, resultará em bênçãos ou trará estragos, desgraças e maldições.

Abuso do poder é visto primeiramente no rei autoritário; Xerxes/Assuero depôs sua esposa Vasti sem dó e piedade apenas porque ela não satisfez seus reclamos depravados de desfilar perante seus amigos bêbados (Ester 1).

Hamã, um grande político, abusa do poder ao usar sua posição de influência para persuadir o rei a emitir um decreto que permitiria a erradicação dos judeus do Império Persa. O auge de sua crueldade no abuso do poder revela-se em sua ordem de construir uma forca para enformar Mardoqueu/Mordecai (Ester 5:14).

O bom uso do poder é visto claramente na atitude da rainha Ester. Sua coragem e determinação reveladas em suas ações resultam poderosos exemplos de como é possível usar a influência para o bem. Ela arriscou-se para salvar seu povo em vulnerabilidade (Ester 4:15-16).

É também notória a forma em que Mardoqueu, tio de Ester, fez uso do poder, enquanto trabalhava de porteiro no palácio real. Sem se render à ameaça de Hamã, encorajou Ester a agir com coragem diante das situações absurdamente adversas. Ele também ousou frustrar a conspiração que visava assassinar o rei; fez isso sem intenção de tirar vantagens – em contraste com Hamã, que andava buscando honras para si (Ester 6:1-14).

No livro de Ester, “o autor faz uma reflexão sobre os objetivos do uso do poder. Quem quer que possua poder como um fim em si mesmo acabará como Hamã; e qualquer que use o poder como Mardoqueu será honrado, como disse Jesus: ‘O maior entre vocês será servo. Pois todo aquele que a si mesmo se exaltar será humilhado, e todo aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado’ (Mt 23:11-12)” (Bíblia do Discípulo).

Contrastando Hamã e Mardoqueu, pode-se refletir no uso e abuso do poder. Enquanto o poder usado corretamente...

• ...possui motivações altruístas; o poder corrompido possui motivações egoístas.
• ...se dispõe a servir; o poder baseado no orgulho, egoísmo e vaidade abusa da autoridade.
• ...age com coragem pacífica; o poder deturpado age com violência infundada.
• ...se pauta na verdade; o poder maligno se pauta em fraudes.

Usemos nossa influência corretamente! Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
•••••

Nenhum comentário:

O poder das palavras

  Devocional Diário O poder das palavras Que alegria é ter a resposta adequada! Como é boa a palavra dita na hora certa! Provérbios 15:23 Jó...