quinta-feira, 2 de março de 2023

Esdras 10 Comentário

Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Esdras 10
Comentário: Pr. Heber Toth Armí

ESDRAS 10 – A construção do templo não é mais importante que a construção da comunidade. De que adianta templos maravilhosos com adoradores pervertidos?

A preocupação de Esdras com a corrupção do remanescente era extremamente maior que a preocupação com a reconstrução do templo – não que o templo não fosse importante, mas porque os adoradores são mais importantes.

Esdras orou perseverantemente em prol da situação pecaminosa em que se encontravam aqueles que haviam retornado do cativeiro babilônico. Consequentemente, Deus despertou os judeus e benjamitas levando-os ao arrependimento profundo. A questão não tinha a ver com raça, tinha a ver com crença. As esposas pagãs (estrangeiras), que afetariam a religião verdadeira, tomadas pelo povo e a liderança eclesiástica, despediriam essas mulheres, com seus filhos. Tremendo!

Muito radical essa atitude? Na época, apenas quatro homens se opuseram a essa forma de resolver o problema (Esdras 10:15). Provavelmente, hoje, os que se oporiam seria a maioria. Pois, é bem fácil optar pelo caminho errado. Pois, aproximadamente 25 anos mais tarde, Neemias lidou com esse mesmo pecado entre aqueles que esperavam o Messias (Neemias 13:23-27).

Isso aconteceu novamente, mesmo que Esdras agira radicalmente 25 anos antes. Suas fervorosas orações levaram o povo a temer mais ao juízo divino do que as chuvas torrenciais que os ameaçavam naqueles dias. Contudo, mesmo com a determinação de resolver a questão considerada complexa, as 114 pessoas em pecado de jugo desigual levaram quase cinco meses para resolver a questão.

Lidar com pecados não é fácil, assim como lidar com câncer também não é. A solução precisa ser radical para não perecermos. Por isso Jesus disse:

“Qualquer que olhar para uma mulher [além da esposa] e desejá-la, já cometeu adultério com ela em seu coração. Se o seu olho direito o fizer pecar, arranque-o e lance-o fora. É melhor perder uma parte do seu corpo do que ser todo ele lançado no inferno. E, se a sua mão direita o fizer pecar, corte-a e lance-a fora. É melhor perder uma parte do seu corpo do que ir todo ele para o inferno” (Mateus 5:28-30).

Embora Jesus estivesse indo além do aspecto físico, está mostrando quão radical devemos ser quando lidamos com pecados!

• Opte por ser contra pecados, não contra Jesus.
• Isso é sério!

Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
•••••

Nenhum comentário:

Ezequiel 3 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse Leitura Bíblica – Ezequiel 3 Comentário: Pr. Heber Toth Armí EZEQUIEL 3 – Enquanto a Palavra de Deu...