quinta-feira, 23 de março de 2023

BÍBLIA X TRADIÇÃO

 BÍBLIA X TRADIÇÃO

Assim, pois, irmãos, fiquem firmes e guardem as tradições que lhes foram ensinadas, seja por palavra, seja por carta nossa. 2 Tessalonicenses 2:15

No fim da Idade Média, nos dias de Lutero, a teologia cristã dependia de quatro fontes básicas: as Escrituras Sagradas, a tradição da igreja, a experiência humana e a razão, sendo que as duas primeiras eram vistas como de maior valor.

Durante séculos, a igreja colocou suas tradições em posição de autoridade superior à da Bíblia. Isso resultou em muitas práticas e ideias não bíblicas. Alguns exemplos são as orações aos santos e a Maria, o dogma da concepção imaculada, a transubstanciação, o batismo de bebês, as indulgências e a autoridade papal.

Na verdade, é bom e necessário que a igreja tenha tradições (2Ts 2:15; 3:6). Elas têm um papel importante em tornar clara a doutrina cristã e organizar a prática cristã, mas não devem estar em desacordo com a Bíblia. As tradições não são o problema. Tradições não bíblicas é que o são. A Bíblia é o sólido alicerce no qual devemos basear as tradições da igreja.

Precisamos cuidar para que a subjetividade e a opinião pessoal não tirem a prioridade dos ensinamentos da Bíblia. Devemos rejeitar qualquer tradição ou ensino que não esteja em completa concordância com ela. O reformador Lutero, por exemplo, somente aceitava um ensinamento quando este preenchia três condições: (1) encontrava-se nas Escrituras, (2) era capaz de convencê-lo racionalmente de que as Escrituras realmente o fundamentavam e justificavam, e (3) era capaz de satisfazer sua consciência.

O trabalho de Lutero e de outros reformadores foi revelar o que a igreja devia ter feito. Em lugar de se apegar às tradições e repassá-las, a igreja devia ter dado alta prioridade à produção de cópias das Escrituras. Embora fosse impossível, naquela época, cada cristão possuir uma cópia completa da Bíblia, cada congregação local podia ter um exemplar da Bíblia, completa ou não. Os líderes da igreja também deviam ter feito do estudo das Escrituras sua mais alta prioridade, para que pudessem ensiná-las com precisão.

Portanto, edifiquemos nossa vida, nossa família e a igreja e suas tradições sobre o firme fundamento das Escrituras.

MEDITAÇÃO DIÁRIA

23 de março

https://mais.cpb.com.br/meditacao/biblia-x-tradicao/

https://youtu.be/J4Pd6HiGe6w

•••••

Nenhum comentário:

Jeremias 51 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse Leitura Bíblica – Jeremias 51 Comentário: Pr. Heber Toth Armí JEREMIAS 51 – Os eventos históricos t...