segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

Esdras 7 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Esdras 7
Comentário: Pr. Heber Toth Armí

ESDRAS 7 – Deus nos fez com cérebro, pretendendo que estudemos matérias seculares e temas espirituais com profundidade. “Todos os seus dons são outorgados a nós para serem usados ao máximo. Ele requer que todos nós cultivemos nossas capacidades e atinjamos a mais alta capacidade possível para ser úteis, a fim de que realizemos um nobre trabalho para Deus e sejamos uma bênção para a humanidade”. Portanto, Ellen White faz o seguinte apelo:

“Queridos jovens, qual é o alvo e propósito da vossa vida? Tendes a ambição de educar-vos para poderdes ter nome e posição no mundo? Tendes pensamentos que não ousais exprimir, de poderdes um dia alcançar as alturas da grandeza intelectual; de poderdes assentar-vos em conselhos deliberados e legislativos, cooperando na elaboração de leis para a nação? Nada há de errado nessas aspirações. Podeis, cada um de vós, estabelecer um alvo. Não vos deveis contentar com realizações mesquinhas. Aspirai à altura, e não vos poupeis trabalhos para alcançá-la” (FEC, 82).

Esdras é um exemplo dessa orientação. Assim como o livro de Daniel, seu livro foi escrito em dois idiomas: Hebraico e aramaico. Isso indica várias coisas, uma delas é a demonstração de quão culto foi Esdras. O que não é de admirar, ele trabalhava para o governo persa (Esdras 7:1-11).

Como alguém dedicado ao estudo e consagrado à missão divina, Esdras apresenta a prioridade que líderes e liderados devem ter em relação à espiritualidade, sem deixar de crescer na pirâmide social.

Mesmo sendo estrangeiro, o escriba Esdras era ícone da confiança do rei Artaxerxes. Por isso, o rei persa o liberou das suas funções, deu-lhe uma carta com recursos para liderar outra leva de judeus rumo a Jerusalém, para investir na casa de culto e nas cerimônias religiosas (Esdras 7:11-28).

Sendo descendente do Sumo Sacerdote Arão, Esdras é modelo de líder espiritual para momentos de reavivamento espiritual. Na verdade, Ele é um excelente exemplo de bom cidadão deste mundo e da Pátria Celestial. Assim, sua postura fez com que obtivesse apoio e respeito do imperador da Pérsia, dos judeus piedosos de Jerusalém e do próprio Deus.

Não é errado estudar, fazer faculdade, mestrado, doutorado... se nada disso ocupar o lugar de prioridade do estudo da Palavra de Deus!

Deus nos quer sábios! Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
•••••

Nenhum comentário:

Zumbis

  Devocional Diário Zumbis A morte e a vida estão no poder da língua; quem bem a utiliza come do seu fruto. Provérbios 18:21 Zumbis. É incrí...