quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

A UTILIDADE DAS ESCRITURAS

 A UTILIDADE DAS ESCRITURAS

Desde a infância, você conhece as sagradas letras, que podem torná-lo sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus. Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o servo de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra. 2 Timóteo 3:15-17

Esse é um dos mais preciosos textos sobre a utilidade da Bíblia em nossa vida. Primeiramente, é dito que as Escrituras nos conduzem à salvação. Elas nos mostram nossa necessidade de salvação. Revelam que estamos perdidos, condenados debaixo da ira de Deus e indo de mal a pior, rumando para a morte eterna. Então apresentam o plano de salvação, centralizado na Pessoa e obra de Cristo.

Em segundo lugar, as Escrituras são úteis como padrão de vida. Elas ensinam sobre as crenças corretas, aquelas que têm a aprovação do Céu, e corrigem quanto a doutrinas e crenças falsas que alguém possa ter. Elas ainda servem para nos educar na justiça, mostrando como devemos nos comportar, e nos conduzem de modo a permanecermos no caminho certo. Se nos comportamos mal, elas são úteis para a repreensão, apontando os erros de nossa conduta, declarando aquilo que desagrada a Deus e que nos afasta do caminho da vida e felicidade. Seu propósito inclui convencer o ser humano de seu erro e colocá-lo no caminho correto.

Finalmente, o texto afirma que as Escrituras são instrumento de Deus para operar mudanças em nossa vida. Seus ensinos afetam nosso ser. Por seu intermédio, nos tornamos “perfeitos”. Isso não significa que estaremos isentos de pecado, mas, por estarmos em Cristo e por Seu poder que em nós opera, vamos nos tornando cada vez mais parecidos com Jesus. Dessa forma, vamos nos transformando em pessoas melhores dia a dia, melhores em nossos relacionamentos com Deus e com as pessoas.

Os ensinos da Bíblia também afetam nosso fazer. Por seu intermédio, somos “perfeitamente habilitados” para toda boa obra, adequados para o uso que Deus quer fazer de nós. Deus utiliza as Escrituras como ferramenta para nos tornar melhores obreiros, não importa qual seja nosso dom e ministério.

Lembre-se, porém, de que todas essas bênçãos serão nossas, individualmente, apenas se examinarmos e praticarmos os ensinamentos da Palavra.

 MEDITAÇÃO DIÁRIA
22 de janeiro
https://mais.cpb.com.br/meditacao/a-utilidade-das-escrituras/
https://youtu.be/l_YkZSBOJJw
•••••

Nenhum comentário:

Zumbis

  Devocional Diário Zumbis A morte e a vida estão no poder da língua; quem bem a utiliza come do seu fruto. Provérbios 18:21 Zumbis. É incrí...