quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023

A PRIMEIRA BÍBLIA IMPRESSA

 A PRIMEIRA BÍBLIA IMPRESSA

Ele envia as Suas ordens à Terra, e Sua palavra corre velozmente. Salmo 147:15

O mais antigo exemplar de um livro impresso foi feito na China, em 868, através da xilografia, técnica para reproduzir textos e imagens a partir de blocos compactos de madeira gravados em relevo. Mais tarde, em 1041, um ferreiro chinês chamado Pi-Cheng deu início à tipografia, criando os primeiros tipos móveis, de porcelana. Também na Coreia e no Japão foram feitos impressos com tipos.

Contudo, essa invenção não vingou porque naqueles países os habitantes usavam uma escrita ideográfica, com muitos caracteres, que exigia uma grande variedade de tipos, o que dificultava e encarecia a impressão. Então, no século 15, na Alemanha, Johannes Gutenberg, sem ter conhecimento do que outros já haviam conseguido na arte da impressão, inventou a primeira tipografia no mundo ocidental – formada basicamente pelo prelo, os tipos móveis e a tinta.

Seus primeiros trabalhos foram impressos em 1444, mas seu sonho era imprimir a Bíblia inteira. Com a ajuda de 40 pessoas, durante quase três anos, concluiu a primeira impressão da Bíblia, por volta de 1456. O material utilizado foi o pergaminho, e essa edição teve a tiragem de 41 exemplares. Ela ficou conhecida como a “Bíblia das 42 linhas”. Seu preço inicial era oito vezes menor que o de uma Bíblia escrita à mão. No total, Gutenberg imprimiu 180 Bíblias.

Esse invento alavancou a Reforma. John Wycliffe, João Hus, Jerônimo Savonarola e outros que viveram antes de Lutero haviam defendido as verdades bíblicas, mas sua mensagem de reforma teve um êxito apenas moderado. Com Lutero foi diferente. Suas ideias rapidamente se espalharam, primeiro por toda a Alemanha e, logo depois, pela Europa. A razão foi que Lutero teve à sua disposição a nova tecnologia de impressão inventada por Gutenberg. Desse modo, Lutero mandou publicar a Bíblia na língua do povo, de maneira que as pessoas pudessem ver por si mesmas o que é a verdade e como muitos líderes religiosos a estavam distorcendo. Lutero também pôde divulgar sua mensagem por meio de livros e folhetos, de forma mais barata e rápida, e distribuí-la a milhares de pessoas.

Hoje, Deus está cuidando para que Sua Palavra alcance o mundo todo. Nós também devemos divulgá-la.

MEDITAÇÃO DIÁRIA

https://mais.cpb.com.br/meditacao/a-primeira-biblia-impressa/
https://youtu.be/5jc5ClyLD1M
•••••

Nenhum comentário:

Ezequiel 3 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse Leitura Bíblica – Ezequiel 3 Comentário: Pr. Heber Toth Armí EZEQUIEL 3 – Enquanto a Palavra de Deu...