domingo, 12 de fevereiro de 2023

2 Crônicas 28 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – 2 Crônicas 28
Comentário: Pr. Heber Toth Armí

II CRÔNICAS 28 – A moralidade não depende de cada personalidade humana. Se cada pessoa fizer o que acha certo a sociedade se torna um caos indescritível.

Deus é o Soberano do Universo. Ele é Juiz do Supremo Tribunal Celestial. Ainda que fortes argumentos intentem amenizar ou extinguir a ideia de um juízo moral por um Deus excelso, a reação dEle à perversidade e imoralidade humana é percebida quase em cada página da Bíblia, (veja, por exemplo: Gênesis 3:14-19; 6:5-7; Êxodo 3:19-20; 7:5; 11:4-5; Josué 3:10; Mateus 12:37; Atos 5:1-10; 12:20-23; Gálatas 6:7; Apocalipse 20:11-15).

Deus é justo! Como Juiz de toda a Terra, observa as decisões e ações dos habitantes dela. Em II Crônicas 28, Acaz afastou-se do reinado justo deixado como legado por seu pai, Jotão; afastou-se do Senhor do Templo; praticou adoração a ídolos e chegou às profundezas da imoralidade em nome da falsa religião ao sacrificar os próprios filhos num ritual pagão, contrariando abertamente às orientações de Deus (Deuteronômio 18:9-14).

As consequências de suas discrepâncias espirituais logo apareceram. Acaz, rei de Judá, perdeu a batalha contra, Peca, de Israel; e também contra a Síria (II Crônicas 28:5-15). Contudo, quando o coração orgulhoso endurece com o pecado, às consequências das más escolhas não são capazes de despertar a consciência amortecida. Acaz, em vez de buscar a Deus, recorreu à aliança com pagãos assírios, levando o povo de Deus ao seu ponto espiritual mais crítico (II Crônicas 28:16-25).

Como Juiz, Deus intervém nas desgraças humanas. Quando 200.000 mulheres e crianças e seus bens foram saqueados e levados para Samaria, o profeta Odede, de Israel do Norte, foi usado por Deus para protestar “contra a escravização dos prisioneiros”. Seu protesto deu certo. “Além de serem libertos”, os judeus exilados, “foram vestidos e alimentados; os fracos dentre eles receberam transporte” para retornarem para casa (Dicionário Bíblico Adventista).

Como Juiz, Deus permite que uma nação mergulhada em pecado discipline outra que está mergulhando no pecado; porém, quando a nação disciplinadora extrapola os limites contra a nação disciplinada, Deus cobra dela (II Crônicas 28:5-15).

Viva ciente de que Deus está ciente de tudo o que acontece no mundo. Ele atua agora de forma invisível, e logo concluirá fazendo justiça contra toda injustiça. Apeguemo-nos a Ele e reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
•••••

Nenhum comentário:

O poder das palavras

  Devocional Diário O poder das palavras Que alegria é ter a resposta adequada! Como é boa a palavra dita na hora certa! Provérbios 15:23 Jó...