terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

2 Crônicas 22 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse


Leitura Bíblica – 2 Crônicas 23
Comentário: Pr. Heber Toth Armí

II CRÔNICAS 23
A mulher usurpa o governo, assume a monarquia, mata todos os descendentes da família real eliminando ameaças, mas quando a coisa certa é feita, a poderosa indignada grita: “Traição! Traição!”

Que absurdo! Desprovido de sabedoria divina, o ser humano torna-se estúpido, não importa se mulher ou homem! Além de todas essas questões, Atalia se meteu com Deus. Se após sua execução foi necessário derrubar Baal do Templo de Salomão, despedaçar os altares e ídolos, e dar um fim em Matã, sacerdote de Baal, é certo pensar que ela interferiu no sistema de culto ao Deus verdadeiro (II Crônicas 23:12-16).

Foi necessário eliminar Atalia para restaurar a verdadeira adoração. Com Sua morte “pereceu o último membro da casa de Acabe. O terrível mal que se produzira através de sua aliança com Jezabel continuou até que o último de seus descendentes foi destruído. Mesmo na terra de Judá, onde a adoração ao Deus verdadeiro jamais havia sido posto de lado, Atalia foi bem-sucedida em seduzir a muitos”. Porém, “imediatamente após a execução da impenitente rainha... seguiu-se uma reforma. Os que tomaram parte na aclamação de Joás como rei” fizeram concerto solene afirmando que “seriam ‘povo do Senhor’. E agora que a maléfica influência da filha de Jezabel tinha sido removida do reino de Judá, e os sacerdotes de Baal haviam sido mortos e seu templo destruído, ‘todo o povo da terra se alegrou, e a cidade repousou’ (II Crônicas 23:16, 21)”, salienta Ellen White.

Infelizmente, da mesma forma que a influência de Jezabel alcançou o remanescente de Deus em Judá, penetrou nos recônditos da teologia da igreja cristã. A carta de Cristo à Igreja de Tiatira, profeticamente correspondendo ao período negro do cristianismo – Idade Média – quando a verdade bíblica foi terrivelmente atirada por terra, diz:

“Contra você tenho isto: Você tolera Jezabel, aquela mulher que se diz profetisa. Com os seus ensinos, ela induz os meus servos à imoralidade sexual e a comerem alimentos sacrificados aos ídolos” (Apocalipse 2:20).

Diante disso, somos convidados rever as nossas crenças para verificar o que desagrada a Cristo; e, prezando pela revelação de Deus como fez um remanescente fiel com Joaiada, devemos erradicar os ensinos de Jezabel, ainda que para isso seja necessário tomar atitudes radicais. Aceitas? – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
•••••

Nenhum comentário:

Amor, ordem e redenção

  Devocional Diário Amor, ordem e redenção Embora andemos na carne, não lutamos segundo a carne. 2 Coríntios 10:3 “O amor como princípio, a ...