domingo, 15 de janeiro de 2023

I Crônicas 29 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – I Crônicas 29
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


I CRÔNICAS 29 – Deus deve estar acima de talentos, trabalho, tempo, e recursos; aliás, Ele só será nosso Deus quando O consideramos muito além de nós mesmos. Nisso consiste o sentido real da vida!

Sem espiritualidade saudável, todo o resto fica imprestável. Sem Deus na vida... é como ter celular sem carga na bateria... ou, estar num avião sem combustível!

Corroborando com a mensagem de Esdras em Crônicas, Paulo é direto ao declarar que, cristão de verdade deve procurar “as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus”. Isso significa manter “o pensamento nas coisas do alto... NÃO nas coisas terrenas” (Colossenses 3:1-2). Uma coisa... ou outra!

No último capítulo de I Crônicas vemos três verdades que merecem nossa suprema atenção:

1. Nossa dedicação a Deus deve ir muito além da busca por bens materiais: Generosidade nas ofertas para projetos de Deus revelam nossa prioridade (I Crônicas 29:1-9).
2. Nossa oração deve revelar quão exaltado é Deus em nosso coração: Exaltar a grandeza e majestade de Deus na oração mostra Sua soberania em nossa existência (I Crônicas 29:10-20).
3. Nossa ocupação com sucessores espirituais revelam nossas prioridades: Cuidar da continuidade na obra divina após nossa morte é essencial para quem prioriza a espiritualidade acima de tudo (I Crônicas 29:21-30).

A Bíblia é mais que manual de vida. Ela eleva-nos para conectar ao Autor da existência. Devemos dedicar nossa vida a estudá-la e meditar em seu conteúdo – inclusive no livro de Crônicas, o qual nos nutre com alimento sólido para fortalecer nossa espiritualidade.

Crônicas não é meramente reiteração da mensagem de Samuel e Reis. Kenneth Mathews afirma que “Primeiro Crônicas ilustra um uso responsável das Escrituras. O uso que o cronista faz do Pentateuco e dos Profetas para lançar nova luz sobre suas principais fontes – os livros de Samuel e Reis – demonstra que as Escrituras são o melhor guia para a interpretação das Escrituras. A necessidade de interpretar a ‘velha’ história de Samuel e Reis para uma geração nova, no pós-exílio, determinou a composição de 1 e 2Crônicas. Cada geração encara a tarefa de confrontar o próprio mundo com a verdade das Escrituras de tal modo que elas atendam às necessidades específicas de sua época”.

Precisamos refletir, reavaliar e reavivarmo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz

Nenhum comentário:

Zumbis

  Devocional Diário Zumbis A morte e a vida estão no poder da língua; quem bem a utiliza come do seu fruto. Provérbios 18:21 Zumbis. É incrí...