sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

2 Crônicas 12 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – 2 Crônicas 12
Comentário: Pr. Heber Toth Armí

II CRÔNICAS 12 – Se as pessoas soubessem o que aconteceria caso inclinassem para a apostasia, certamente a evitariam ao máximo.

Aqueles que buscam e desfrutam da presença de Deus, progresso e prosperidade são percebidos, como revela a vida de Roboão em seus três primeiros anos de reinado (II Crônicas 11). Infelizmente, quando se alcança certo patamar de sucesso e paz, corre-se grande risco de abandonar ao Deus que conduziu a abençoou durante a trajetória. “Depois que Roboão se fortaleceu e se firmou como rei, ele e todo o Israel [Judá] abandonaram a lei do Senhor”.

O abandono a Deus – e, consequentemente, Seus princípios – resulta em trágicas consequências. “Por terem sido infiéis ao Senhor, Sisaque, rei do Egito, atacou Jerusalém no quinto ano do reinado de Roboão” (II Crônicas 12:2).

A explicação chegou ao rei rapidamente; pois Deus anseia pelo retorno daqueles que se afastaram dEle. Semaías disse a Roboão: “Assim diz o Senhor: ‘Vocês me abandonaram; por isso eu agora os abandono, entregando-os a Sisaque’” (II Crônicas 12:5).

Esta mensagem profética surtiu efeito, foram reconhecidos o erro e a justiça divina; consequentemente, todos se humilharam e se arrependeram. Então, Deus interviu e, dos males, aconteceram os menores. “Como Roboão se humilhou, a ira do Senhor afastou-se dele, e ele não foi totalmente destruído. Na verdade, em Judá ainda havia algo de bom” (II Crônicas 12:12). Deus disciplina objetivando preservar algo de bom!

• As situações adversas servem como recursos didáticos de Deus para conscientizar-nos que devemos dar meia-volta quando desviamos dos Seus abençoados caminhos!

• Arrependimento e perdão tendem a reverter parte das consequências resultantes do abandono dos princípios divinos.

Infelizmente, todos nós temos dificuldades de aprender. No decorrer de sua trajetória como rei, Roboão “agiu mal porque não dispôs o seu coração para buscar o Senhor” (II Crônicas 12:14). Lamentavelmente!

Da mesma forma que Deus alertou Roboão, deseja alertar-nos através deste relato inspirado. Seu anseio é que Lhe sejamos inteiramente consagrados e dedicados na prática de Sua Lei, a Torá; tal atitude resulta em bênçãos, conforme Josué 1:2-9, onde contém os passos para prosperar nesta vida complexa, sintetizados na Bíblia Andrews:

• Confiança inabalável nas promessas divinas.
• Coragem persistente e ousadia santa.
• Obediência plena à vontade de Deus.
• Meditação constante na Torá (Lei/Bíblia).

Portanto, vamos reavivarmo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz

Nenhum comentário:

O poder das palavras

  Devocional Diário O poder das palavras Que alegria é ter a resposta adequada! Como é boa a palavra dita na hora certa! Provérbios 15:23 Jó...