quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

I Crônicas 11 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – I Crônicas 11
Comentário: Pr.  Heber
Toth Armí

Os valentes de Davi

I Crônicas 11 - Deus conta com os valentes, não com os covardes indiferentes.

1. Davi, rei valente, segundo a promessa divina, é aclamado pelo povo de Deus, tomou uma fortaleza tendo o apoio divino (vs. 1-9).

2. Davi, um líder guerreiro valente, estava cercado de pessoas valentes, as quais compunham seu valente exército (vs. 10-47).

Os valentes de Davi fizeram muito na guerra física. Davi foi um valente e poderoso rei também. Contudo, todos juntos não conseguiram, com suas habilidades raríssimas, espertezas avantajadas e forças descomunais erradicar o mal completamente. Mas, um humilde servo, o Rei do Universo, sem alarde, fez mais que todos os poderosos da história juntos (Isaías 42:1-9).

Agora, Cristo quer valentes modernos. Ele conta com crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos corajosos para viver a verdade em amor neste mundo tomado pelo veneno do pecado.

Na companhia de Deus seremos valentes vencedores (v. 9; Romanos 8:37). Para vencer tem que lutar, invadir o terreno do inimigo e retirar as preciosas almas escravizadas pelo pecado. Por conseguinte, Richard Baxter chama nossa atenção com estas palavras:

“Ouçamos, então, esses argumentos de Cristo, toda vez que sentimos que estamos ficando insensíveis e descuidados: ‘Morri por eles, e não olhareis por eles? Valiam eles o meu sangue, e não valem o vosso trabalho? Desci dos céus para a terra para buscar e salvar ao que estava perdido; e não ireis vós até a casa ao lado, a próxima rua, a próxima aldeia, para procurá-los? Quão pequeno é o vosso trabalho e condescendência comparado ao meu? Eu me rebaixei a esse ponto, mas é vossa honra serdes assim empregados. Sofri e fiz tanto pela salvação deles; e desejava fazer de vós meus cooperadores, e recusais o pouco que está em vossas mãos?”

Jesus foi o Ser mais valente que pisou nessa terra de pecado; Ele venceu a guerra para ajuntar soldados valentes para arrancar as almas das garras do diabo. Jesus quer tornar Seus cooperadores mais capazes, mais ousados e mais operosos que os valentes de Davi. Para isso, Ele, como general, está no Céu, coordenando Seu exército por meio da obra do Espírito Santo.

• Cristo, juntamente com Seu exército (igreja e anjos), dará um fim eterno ao império do pecado.

Levantemos a cabeça! Reavivemo-nos! Heber Toth Armí /

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz

Nenhum comentário:

Roubos permitidos

  Devocional Diário Roubos permitidos Não furtarás. Êxodo 20:15, ARA Existem roubos e roubos. Roubos muito alardeados, como o de Albert Spag...