sábado, 10 de dezembro de 2022

2 Reis 18 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica - 2 Reis 18
Comentário
Pr Heber Toth

II REIS 18 – Quando as coisas vão de mal a pior, nem tudo está perdido; pois, o Deus do impossível que rege a história pode suscitar alguém que fará a diferença numa sociedade em declínio.

O jovem rei Ezequias erradicou práticas pecaminosas, e também promoveu a piedade entre o povo de Deus. Pela primeira vez a Bíblia apresenta alguém retirando os “lugares altos” (II Reis 18:4); os quais “eram locais onde o povo adorava. Abraão, Jacó, Josué e outros ergueram altares para sacrifício e adoração, e Samuel e outros profetas sacrificaram em lugares altos. De alguma forma, podemos considerar que equivaliam naquele tempo aos edifícios das igrejas locais. Mas, sendo que as nações vizinhas também adoravam em santuários locais, as práticas pagãs continuamente ameaçavam infiltrar-se até nos altares constituídos para o Deus de Israel. A fim de lidar com o problema, os reformadores começaram a consolidar os sacrifícios e outras práticas de adoração, tanto quanto possível, no Templo em Jerusalém. Assim, os líderes religiosos oficiais tinham mais controle sobre o que o povo fazia” – explica Jim Zackrison.

Não apenas “os altos” foram corrompidos; inclusive um sistema ilustrativo do evangelho foi adulterado. A serpente de bronze, que servira para revelar Cristo, tornou-se objeto idolatrado; então, foi devidamente erradicado por Ezequias (II Reis 18:1-6). Fica a dica: Quando influências pagãs penetram na adoração, é necessário promover reformas radicais!

A determinação em servir a Deus resulta em bênçãos, o que inventiva ao reformador avançar. Com algumas vitórias, Ezequias rompeu a aliança vassala com a Assíria, que respondeu com ameaças e argumentação lógica, tentando colocar o povo contra Ezequias e se render (II Reis 18:7-37).

Reflita:

• Como há pessoas sábias acima da média, há também pessoas espirituais acima da média. Desde Davi, Ezequias foi o rei mais piedoso de Judá. Embora tivesse falhas e fraquezas, como todos nós temos (II Reis 18:14-16), ele não despencou para a desobediência extrema que trouxera o fim a Israel, o reino do norte (II Reis 18:9-12).

• Quando alguém deseja fazer a coisa certa perante Deus, desafios gigantescos surgem para interceptá-lo. Fazer o certo geralmente suscita grandes problemas; contudo é preferível lidar com os problemas de fazer a coisa certa, do que sofrer com os problemas por fazer a coisa errada.

Portanto, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#ebiblico #rpsp #palavraeficaz‌‌

Nenhum comentário:

O poder das palavras

  Devocional Diário O poder das palavras Que alegria é ter a resposta adequada! Como é boa a palavra dita na hora certa! Provérbios 15:23 Jó...