terça-feira, 20 de dezembro de 2022

1 Crônicas 3 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica - 1 Crônicas 3
Comentário
Pr Heber Toth

I CRÔNICAS 3 – Deus considera a todos, sem discriminação! O fato dEle escolher a um, não implica em rejeição ao outro. Nós, muitas vezes, é que fazemos confusão. Nós somos limitados, nós rejeitamos aquilo que não gostamos; por exemplo, quantos de nós ignoramos o estudo da Bíblia! Ou, quantas vezes rejeitamos textos contendo genealogias...!

No capítulo anterior, percebe-se claramente que Deus ama estrangeiros, diferentes e até indiferentes... Ele ama os pecadores, do comum ao mais complicado. Na Bíblia Hebraica, tudo focava a vinda do Messias; cujo objetivo era prover um meio para levar pecadores para o Céu (Isaías 53:10-12; Daniel 7:18, 22, 26-27); tema que é teologicamente ampliado no Novo Testamento (João 3:16; 14:1-3; 17:24).

No capítulo anterior, apresentou-se os ancestrais de Davi desde Judá; no capítulo em análise, é revelada a linhagem de Davi estendida às gerações que vieram após ele; em que foi traçado a linhagem de Davi a Zedequias.

A genealogia de I Crônicas 3 divide-se em três seções relacionadas à história israelita:

• O reinado de Davi e o de Salomão (I Crônicas 3:1-9)
• Os reis no reino do Sul antes do cativeiro babilônico (I Crônicas 3:10-16).
• Os descendentes de Davi após o retorno do cativeiro babilônico (I Crônicas 3:17-24).

O objetivo do cronista é apresentar uma visão geral da história. Por isso, em apenas 24 versículos ele faz uma abordagem sintetizada da história da monarquia davídica, desde seu início, passando pela divisão da nação israelita e mostrando sua permanência mesmo após 70 anos de cativeiro babilônico.

Pode-se dizer que a preservação da linhagem de Davi vai além de um mero cuidado divino para com a linhagem desse filho que viveu segundo o coração de Deus. O compromisso do Soberano do Universo com Davi é uma fortíssima evidência do Seu compromisso global com toda a humanidade.

Embora poucos descendentes de Davi agiram corretamente, Deus sempre age corretamente –  ainda que não O entendamos completamente!

Nada... nem o pecado, nem as consequências da desobediência, nem os grandes Impérios ou imponentes imperadores... pode impedir a Deus de cumprir Seus propósitos. Ainda que pareça que Deus demora em agir, cada detalhe do texto bíblico indica que Ele age na hora e da forma certa. Nada pode nos separar de Seu infinito amor (Romanos 8:38-39). Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#ebiblico #rpsp #palavraeficaz‌‌

Nenhum comentário:

O poder das palavras

  Devocional Diário O poder das palavras Que alegria é ter a resposta adequada! Como é boa a palavra dita na hora certa! Provérbios 15:23 Jó...