domingo, 27 de novembro de 2022

2 Reis 5 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica - 2 Reis 5
Comentário
Pr Heber Toth Armí

II REIS 5 – Uma vida que busca a Deus experimenta uma revolução extraordinária. Quem desce do pedestal do orgulho, consegue encontrar o caminho da salvação. Analise...

No relato em apreço, é possível perceber alguns pontos importantes:

• Deus permite certas coisas para prover libertação de pagãos. O Deus amoroso permitiu uma humilde menina israelita ser levada cativa para a casa de Naamã, o oficial do exército siro que estava acometido de uma doença incurável (II Reis 5:1-10).

• Deus lida com o orgulho e arrogância de grandes personagens para levá-los à conversão. Naamã precisou lutar contra orgulho e preconceito a fim de que a humildade e a fé pudessem vencer em sua vida. Todo pecador deve passar por tal experiência (II Reis 5:11-14).

• Deus alcança inalcançáveis e pagãos improváveis, pois Ele é o Deus dos impossíveis. Naamã rendeu-se a Deus, testemunhou do que Deus Lhe fizera, almejou ofertar à obra divina, abandonou seus antigos deuses, tornou-se sinceramente fiel; voltou para casa restaurado física e espiritualmente com coração cheio de paz. Isso acontece a toda pessoa que realmente experimenta a conversão a Deus (II Reis 5:15-19).

• Deus revela as consequências de regredir espiritualmente. Geazi, servo de Eliseu, tomado de ambição, mentiu duas vezes: uma vez a Naamã e outra ao seu mestre, o profeta; consequentemente foi acometido da lepra da qual Naamã fora liberto. De consequências como estas sofrem aqueles que desprezam aos princípios da Palavra de Deus (II Reis 5:20-27).

Na Bíblia, o adjetivo “homem de Deus” aparece 52 vezes; das quais, 22 estão relacionadas a Eliseu. Mesmo ao lado de um homem de Deus do nível desse profeta, Geazi deixou-se influenciar por características que pervertem um servo de Deus. Não que Eliseu fosse péssimo mestre, é o aprendiz que precisa ser um bom aluno.

A lepra ilustra a doença do pecado. Banhar-se nas águas ilustra a entrega através do batismo. A mensagem do profeta ilustra o evangelho. A cura do pagão ilustra a restauração operada pela renúncia das falsas crenças a fim de assimilar a teologia verdadeira.

Todavia, destaque precisa ser dado à menina escrava e aos servos siros; eles fizeram a diferença na conversão de Naamã. Isso mostra que pessoas simples podem fazer a diferença na vida de pessoas da alta sociedade. Portanto, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#ebiblico #rpsp #palavraeficaz‌‌

Nenhum comentário:

Amor, ordem e redenção

  Devocional Diário Amor, ordem e redenção Embora andemos na carne, não lutamos segundo a carne. 2 Coríntios 10:3 “O amor como princípio, a ...