domingo, 6 de novembro de 2022

1 Reis 6 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica - 1 Reis 6
Comentário
Pr Heber Toth Armí

I REIS 6 – Cada aspecto da verdade divina precisa ser adaptada ao tempo e à realidade de cada sociedade. No deserto, o tabernáculo era desmontável e transportável, conforme o modelo que Deus mostrara a Moisés. Agora, estabelecidos na Terra Prometida, em lugar do Tabernáculo, seria erigido um Templo magnífico.

Conforme I Reis mostra, além das medidas, outras características diferenciariam o Templo de Salomão da Tenda do deserto; contudo, “os preparativos para a construção dessa casa para o Senhor precisavam estar de acordo com as instruções que Ele havia dado... As especificações referentes ao edifício eram repetidas frequentemente. Em todo o trabalho feito, essas especificações deveriam ser seguidas com a máxima precisão”, destaca Ellen White.

Ou seja, tanto quanto o Tabernáculo do deserto, o Templo de Salomão foi feito conforme a orientação do Senhor a ser adorado. Porém, considerando que a verdade é progressiva, Jesus declarou que estava chegando a hora em que “os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e verdade”, independente do lugar ou construção física de casa (João 4:21).

Tendo em mente que a teologia é progressiva e adaptável, precisamos ampliar nossa mente e ver o Templo como a Igreja Viva constituída de pessoas. Juntamente com Jesus como pedra angular, os cristãos “estão sendo utilizados como pedras vivas na edificação de uma casa espiritual para serem sacerdócio santo, oferecendo sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus, por meio de Cristo” (I Pedro 2:4-9).

Com isso em mente, focado em I Reis 6, percebe-se que Deus não quer o nosso melhor, Ele espera nossa dedicação integral a Ele.

Deus não almeja que dediquemos parte de nossa vida, de nosso tempo, de nossos talentos e de nossas rendas; Ele deseja que Lhe sejamos inteiramente fieis em todos os aspectos da vida. Assim, Deus não quer o nosso melhor; Ele nos quer totalmente para Ele com todos os nossos defeitos e qualidades.

Deus sabe que sem Ele não somos nada, estamos condenados à morte por causa de nossas transgressões; então, quando Lhe entregamos tudo o que temos e somos, desfrutaremos de plena satisfação.

As preciosas e carinhosas Palavras de Deus a Salomão em I Reis 6:11-13 devem levar-nos à profunda reflexão diária. Atentamos para elas e reavivemo-nos seguindo os mandamentos e orientações de nosso amoroso Deus! – Heber Toth Armí.
#ebiblico #rpsp #palavraeficaz‌‌

Nenhum comentário:

Amor, ordem e redenção

  Devocional Diário Amor, ordem e redenção Embora andemos na carne, não lutamos segundo a carne. 2 Coríntios 10:3 “O amor como princípio, a ...