domingo, 16 de outubro de 2022

2 Samuel 9 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica - 2 Samuel 9
Comentário
Pr Heber Toth Armí

II SAMUEL 9 – Apesar do fato de muitos se corromperem com o “poder”, é possível ter “poder” sem se corromper. A graça atribuída a Mefibosete pelo rei Davi revela que essa possibilidade não é utópica; porém, fará parte da vida daquele que reconhece a graça divina.

Além de Mefibosete, Saul tinha outros descendentes existentes (II Samuel 21:7-9) na época em que Davi perguntou: “Resta ainda alguém da família de Saul a quem eu possa mostrar lealdade, por causa de minha amizade com Jônatas?” (II Samuel 9:1). Desta forma, Davi pretendia encontrar alguém que realmente carecia de “graça” – um favor imerecido sem esperar ser favorecido.

Porquanto fosse eficiente nas batalhas e na ministração do reino do povo de Deus, Davi também era bondoso, gracioso, misericordioso e leal. O poder não o impediu de lembrar o compromisso assumido com o falecido amigo Jônatas.

Mefibosete é o mais conhecido dos filhos de Jônatas e neto do rei Saul. “Na época da morte do avô e do pai, Mefibosete tinha cinco anos de idade. Sua ama ouviu a trágica notícia e, ao tentar fugir, o derrubou, o que lhe causou um grave problema nos pés que o levou a mancar até quando adulto (2 Sm 4:4). Posteriormente, Davi tratou-o com bondade, ao cumprir o juramente que fizera a Jônatas: levou-o para a corte, onde foi tratado como ‘um dos filhos do rei’ (2 Sm 9:1-11)”, considerou Philip Long.

Davi foi um poderoso político devido ao seu caráter. Se todo político tivesse a mesma integridade e bondade praticadas pelo rei Davi, os países do mundo seriam bem diferentes do que são. Os governadores não seriam corruptos; seriam bondosos, graciosos, despretensiosos e íntegros.

Aqueles que estão no “poder” (independente da área de atuação) devem ser sensíveis às necessidades de seus súditos. O amor deve ser altruísta, jamais egoísta. O interesse deve ser em beneficiar o próximo, não em encher o próprio bolso. Precisamos de mais líderes como Davi, que ousem beneficiar familiares de oponentes. Os políticos atuais devem observar o exemplo de Davi, que recompensou o neto aleijado de seu perseguidor, em vez de agir pensando em ganhar votos.

Integridade e fidelidade transcendem à morte. Promessas feitas sempre devem ser cumpridas! Antes de cobrar dos líderes, pratiquemos isso! Portanto, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#ebiblico #rpsp #palavraeficaz‌‌

Nenhum comentário:

O poder das palavras

  Devocional Diário O poder das palavras Que alegria é ter a resposta adequada! Como é boa a palavra dita na hora certa! Provérbios 15:23 Jó...