quinta-feira, 13 de outubro de 2022

2 Samuel 6 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica - 2 Samuel 6
Comentário
Pr Heber Toth Armí

II SAMUEL 6 – Se nossas opiniões e ações não forem baseadas na revelação, certamente serão divergentes à vontade de Deus. Reflita com oração:

• II Samuel 6:1-6 – Davi achou que poderia transportar a arca de Deus, como os filisteus sem informação divina quanto ao seu transporte. Os bois tropeçaram e a arca quase foi ao chão!

• II Samuel 6:6-8 – Uzá achou que poderia segurar a arca impulsivamente ao vê-la caindo, devido ao tropeção dos bois. Desconsiderando abertamente a revelação divina (Êxodo 25:9-22; Números 4:9-20), morreu imediatamente!

• II Samuel 6:9-23 – Mical achou ter direito de despejar seus sentimentos críticos sobre Davi, quando ele conduzia corretamente o transporte da arca em reverência e adoração, dançando e sacrificando ao Senhor. Consequentemente, ela ficou estéril!

Achismos têm consequências, o “assim diz o Senhor” tem recompensa (II Samuel 6:11-12). Para nossa vida não ser pautada pelo achismo, busquemos sempre viver pelo “Assim diz o Senhor”.  Achismos geralmente originam-se em sentimentos negativos abrigados no coração. Observe estas informações com atenção:

• Mical não foi a primeira a ser oferecida a Davi como esposa; a primeira foi a primogênita de Saul, Merabe, caso Davi matasse Golias (I Samuel 17:25). Achando-se indigno de ser genro do rei, Saul não titubeou em dar sua filha a outro; pois, seu desejo de ter Davi como genro não era sincero (I Samuel 18:10-19).

• Mical, a caçula de Saul, apaixonou-se de fato por Davi; então, Saul tentou tirar vantagens do amor de sua filha para arruinar a vida do seu rival; porém, juntamente com seu irmão Jônatas, Mical ajudou Davi diante das tentativas assassinas do pai (I Samuel 18:20-19:17).

• Mical casou-se com Davi. Ainda que Saul tivesse exigido um dote de valor elevado demais (100 prepúcios de filisteus), Davi pagou o dobro por ela. Porém, pela longa ausência de Davi pela perseguição de Saul e seu casamento com Ainoã e Abigail, Mical foi dada a Palti (I Samuel 25:42-44).

• Depois, num acordo com Abner, Davi exigiu que lhe trouxesse Mical novamente (II Samuel 3:12-16). Magoada pelas escolhas de Davi por outras mulheres, e agora tirada de Palti como se fosse objeto, Mical aproveitou para humilhar a Davi com suas críticas ferinas (II Samuel 6:16-23).

Cuidemos para que nossas frustrações/aflições não criem opiniões que nos trarão maldições! Portanto, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.
#ebiblico #rpsp #palavraeficaz‌‌

Nenhum comentário:

Zumbis

  Devocional Diário Zumbis A morte e a vida estão no poder da língua; quem bem a utiliza come do seu fruto. Provérbios 18:21 Zumbis. É incrí...