quinta-feira, 27 de outubro de 2022

2 Samuel 20 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica - 2 Samuel 20
Comentário
 Pr Heber Toth Armí

II SAMUEL 20 – A essa altura da leitura e reflexão deste livro em questão, é possível perceber que Davi elevou-se em vários os aspectos como rei, mas despencou em vários aspectos como pai.

Até o capítulo 10, notam-se os pontos positivos da liderança davídica; desde o capítulo 11 destacam-se os pontos negativos de sua vida pessoal, que atingem drasticamente muitas pessoas. Não foram poucos os erros cometidos pelo rei Davi, como não são poucos os erros que nós também cometemos!

Rosalie Haffner Lee nos assegura que “Deus nunca nos desampara, mesmo quando as experiências mais tristes de nossa vida constituem o resultado de nossos próprios erros. Precisamos ter a mesma fé e confiança em Deus que conduziu Davi através das crises de sua existência. As ‘fiéis misericórdias prometidas a Davi’ (Isa. 55:3) podem ser nossas ao passarmos pelos vales escuros”.

Como é possível a qualquer político cometer erros, Davi também os cometeu. Ele “condescendeu com o nepotismo, designando parentes para posições de confiança em seu reino... Como resultado, houve inveja e inimizade entre Joabe e Amasa”, ambos eram sobrinhos de Davi (Idem). E, Amasa foi assassinado por seu primo Joabe, e este assumiu o posto que Davi lhe havia tirado e passado para Amasa. Daí, foi atrás do desordeiro Seba.

Seba deveria ser erradicado para não causar mais estragos do que os causados por Absalão. Impetuoso, Joabe faria mais mal do que bem. Porém, uma sábia mulher impediu seu exército de destruir uma cidade inteira por causa de apenas um homem (II Samuel 20:14-22). Mulheres sábias exerceram importante papel na história de Davi (I Samuel 25:1-38; II Samuel 3:8-10; 24:1-20; 20:14-22; 21:8-14).

I Samuel inicia com a história de Ana e sua oração que mudou a história de sua nação. Com seu filho Samuel, ela marcou a transição do período dos juízes para a monarquia israelita. Sábias mulheres são essenciais nos diversos planos divinos na trajetória deste mundo caótico.

A mulher que ousadamente abordou Joabe, o comandante-chefe, merece consideração. Ela não apenas redirecionou os planos exagerados de Joabe, ela também persuadiu seu povo a sacrificar Seba objetivando salvar sua cidade.

O poder feminino, usado com sabedoria, chega aonde nenhum poder masculino conseguiria chegar!

Homens devem contar com corajosas mulheres sábias, como Deus conta! Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#ebiblico #rpsp #palavraeficaz‌‌

Nenhum comentário:

Palavras caducas e palavras perenes

  Devocional Diária Palavras caducas e palavras perenes “Os lábios que falam a verdade permanecem para sempre, mas a língua mentirosa desapa...