sábado, 22 de outubro de 2022

2 Samuel 15 Comentário

Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica - 2 Samuel 15
Comentário
Pr Heber Toth Armí

II SAMUEL 15 – Enfrentamos grandes problemas na vida devido aos nossos pecados. Eles anestesiam nossas ações impedindo-nos de agir corretamente diante de situações delicadas.

Gene Getz considera a vida de Davi, levando-nos à reflexão: “Os maiores pecados de Davi (adultério e assassinato) desqualificaram-no grandemente para corrigir e disciplinar seus próprios filhos quando estes cometeram os mesmos pecados. O que Davi poderia dizer quando seu filho Amnom estuprou a própria irmã, Tamar? Que direito ele tinha de argumentar com seu filho Absalão quando este resolveu matar Amnom por causa do estupro da irmã? É verdade que Davi tinha a responsabilidade de disciplinar seus filhos, muito embora houvesse cometido pecados tão atrozes como os deles. Mas como poderia fazê-lo com isenção? Sentia-se emocionalmente frustrado. O dedo do escárnio e da condenação apontava-o de todas as direções. Sua consciência o condenava. Sentia que não tinha o direito de argumentar com os filhos sobre os pecados deles, quando ele – o rei de Israel e ‘um homem de Deus’ – cometera os mesmos crimes!”

Nossas atitudes e reações do presente dependerão constantemente das decisões e ações do passado.

“Davi nunca superou esse problema” – Getz continua refletindo. “A perda do auto-respeito e do respeito dos outros foi forte demais. O dano emocional era profundo demais para ser completamente restaurado. Perdoado? Sim! Totalmente isento aos olhos do povo? Não! Ele carregou aquele estigma até o dia em que morreu. E quanto a você? Existem cristãos hoje em dia que, assim como Davi, têm se desqualificado emocional e socialmente para disciplinar seus próprio filhos. Destruíra sua credibilidade. Suas palavras de repreensão soam vazias. ‘Faça o que eu digo, mas não façam o que eu faço’, é tudo o que podem dizer. A resposta dos que os escutam vem em ‘palavras abafadas’ ou em ‘rebelião declarada’”.

Davi precisou lidar com a rebelião declarada de seu filho Absalão (II Samuel 15:1-12). Uma conspiração orquestrada por um filho dentro do palácio revela que o pecado atinge todas as classes sociais.

Para não ser morto pelo filho que intentava usurpar seu trono, Davi precisou fugir (II Samuel 15:13-37). Que grande humilhação para quem enfrentou o gigante Golias com sucesso!

Gigantes internos são maiores que gigantes externos. Não adianta derrubar grandalhões inimigos, sem atacar os pecados internos! Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.
#ebiblico #rpsp #palavraeficaz‌‌

Nenhum comentário:

O poder das palavras

  Devocional Diário O poder das palavras Que alegria é ter a resposta adequada! Como é boa a palavra dita na hora certa! Provérbios 15:23 Jó...