terça-feira, 18 de outubro de 2022

2 Samuel 11 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica - 2 Samuel 11
Comentário
Pr Heber Toth Armí

II SAMUEL 11 – Não é sábio seguir o coração. Não termina bem a pessoa que opta pela voz dos desejos. Nossa natureza é pervertida, nossos anseios/desejos são autodestrutivos. Caso nossas decisões não forem baseadas na revelação do nosso Criador, semearemos grandes aflições/confusões em nossa curta existência que deveria ser bem aproveitada.

O interesse sexual de Davi o levou não apenas à poligamia e adultério, mas ao assassinato desnecessário de um dos seus destacados soldados. Esse negro capítulo deste homem de Deus é um legado espiritual para alertar-nos: “Aquele que julga estar firme, cuide-se para que não caia” (I Coríntios 10:12).

Não somos melhores que Davi. Mas, podemos aprender a evitar os erros dele; visando isso que o Espírito Santo fez questão de registrar nas páginas sagradas o relato deprimente da vida desse rei de Israel. Acreditar que a exposição dos erros dos personagens bíblicos é um convite a pecar ou a justificar o pecado significa utilizar a Bíblia com objetivo absurdamente equivocado.

A Bíblia é um livro para revelar como Deus lida com os pecadores; seu foco não é apresentar biografia dos seres humanos. Sua mensagem é teocêntrica, não antropocêntrica. “A Bíblia pouco tem a dizer em louvor ao homem. Pouco espaço é concedido para se narrarem as virtudes, mesmo dos melhores homens que já viveram. Este silêncio não é sem motivo; não é destituído de ensinos. Todas as boas qualidades que os homens possuem são dons de Deus; suas boas ações são realizadas pela graça de Deus mediante Cristo. Visto que tudo devem a Deus, a glória do que quer que sejam ou façam, a Ele pertence somente; não são senão instrumentos em Suas mãos. Mais que isto – conforme ensinam todas as lições da história bíblica, é coisa perigosa louvar ou exaltar o homem; pois se alguém vem a perder de vista sua inteira dependência de Deus, e a confiar em sua própria força, é certo que cairá... O conteúdo da Bíblia visa inculcar desconfiança na força humana e colocar a confiança no poder divino” (Ellen White, PP, 717).

Em II Samuel 11 Deus nos ensina que, mesmo com nossas melhores estratégias, é impossível remediar as consequências de nossos pecados. Portanto, é melhor fugir do pecado em vez de correr para ele. Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#ebiblico #rpsp #palavraeficaz‌‌

Nenhum comentário:

Roubos permitidos

  Devocional Diário Roubos permitidos Não furtarás. Êxodo 20:15, ARA Existem roubos e roubos. Roubos muito alardeados, como o de Albert Spag...