sábado, 1 de outubro de 2022

1 Samuel 25 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica - 1 Samuel 25
Comentário
 Pr Heber Toth Armí

I SAMUEL 25 – A sabedoria é essencial para a vida humana. E, a loucura é uma forma de preparar a própria sepultura. Deus deixou um livro inteiro – Provérbios – mostrando esse contraste; e, incentiva-nos a abandonar a loucura para buscar a sabedoria.

Provérbios termina louvando a mulher sábia, prudente e ágil, chamando-a de virtuosa. A mulher tem poder muito grande para o bem ou para o mal, não apenas de sua própria casa, mas também para a sociedade. Ela desarma os problemas muitas vezes causados pelos homens orgulhosos, ambiciosos e arrogantes. Na Bíblia hebraica, o livro de Rute foi posicionado após o livro de Provérbios, pois “apresenta uma mulher que incorpora a descrição da esposa virtuosa mostrada em Provérbios 31”, observa Paul House.

Na Bíblia, a mulher que busca a sabedoria recebe destaque, até mesmo acima da sabedoria do homem. Abigail livrou o marido e Davi de cometerem loucuras, as quais trariam consequências drásticas. A intervenção de Abigail na trajetória de Davi ensinou-lhe que é mais prudente viver pela fé do que pelos impulsos da natureza humana pervertida. A morte de Nabal, causada por Deus, revela a Davi que Deus cuida de cada detalhe, protege as pessoas cujos planos estão em Suas mãos, e julga àqueles que intentam atrapalhar Seus planos na vida de Seus servos (I Samuel 25:28-38).

Após a morte do profeta/juiz/sacerdote Samuel (I Samuel 25:1), o qual havia ungido dois reis, Saul e Davi, a história sagrada deveria continuar avançando segundo a vontade de Deus. Para que os planos divinos não ruíssem, a esposa sábia de um homem louco impediu que a história de Israel não desembocasse num caos desnecessário. E, após Mical, esposa de Davi, ter sido dada a outro homem (I Samuel 18:27; 25:44), Davi casou-se com a sábia Abigail (I Samuel 25:39-42).

Conflitos e atritos podem surgir a qualquer momento, e o capítulo apresenta sábios princípios para lidar com eles:

• Seja prudente e não haja como delinquente.
• Seja humilde, não orgulhoso e arrogante.
• Reconheça os próprios erros, não nos erros alheios.
• Peça pelo perdão em vez de exigi-lo ou negá-lo.
• Descanse no juízo divino em vez de afligir-se.

A coragem para agir com sabedoria acalma os sentimentos selvagens.

Precisamos de pessoas que sejam ousadas na prática da sabedoria. Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.
#ebiblico #rpsp #palavraeficaz‌‌

Nenhum comentário:

As primeiras coisas

  Devocional Diário As primeiras coisas Aos filhos das concubinas que tinha, Abraão deu presentes. Gênesis 25:6 Dizem que Boston é a cidade ...