segunda-feira, 5 de setembro de 2022

Rute 3 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica - Rute 3
Comentário Pr Heber Toth Armí


RUTE 3 – Sempre precisamos de esperança em meio ao desespero.

Considerando o contexto histórico da deplorável condição econômica, social, familiar e espiritual do período dos juízes, o livro de Rute é um oásis em meio ao deserto causticante da fé israelita.

Hernandes Dias Lopes diz que “o livro de Rute é uma história cheia de emoções profundas, em que se destacam o poder do amor e a vitoriosa providência divina. Nesse sentido, este livro é um contraste com o livro de juízes, que trata de guerras e contendas; o de Rute, porém, trata de amizade e amor. No livro de Juízes, o julgamento de Deus está mostrando à nação de Israel a loucura do pecado; no livro de Rute, o amor e a virtude estão sendo recompensados... vale ressaltar que em uma sociedade dominada pelos homens, as personagens centrais desse romance são duas mulheres que desafiaram a crise e agiram com fé na providência divina. A primeira era uma gentia idosa, pobre, viúva e sem filhos; a outra, uma gentia viúva que se apegou à sua sogra e se converteu ao Deus de Israel. Além de oferecer-nos abençoadoras lições morais e espirituais, esse livro é um tributo às mulheres, verdadeiras heroínas em tempos de crise”.

• A idosa Noemi deu sábios conselhos à jovem Rute (Rute 3:1-6), mostrando que mulheres experientes devem auxiliar sabiamente às mulheres mais jovens, e as mais jovens devem dar ouvidos caso queiram ter um casamento feliz, abençoado e próspero.

• Rute é mulher virtuosa e encontrou um homem digno para casar; ambos se respeitaram enquanto se conheciam, deixando a relação sexual apenas para dentro dos limites do casamento (Rute 3:7-15). Sendo que sexo antes do casamento está em total desacordo com o ideal de Deus (Gênesis 2:24), o que começa errado é difícil dar certo futuramente. O segredo do bom relacionamento matrimonial reside em seguir o manual deixado pelo seu idealizador (Gênesis 2:18).

• Mulheres que desejam se dar bem na vida precisam estar atentas às preciosas instruções de Deus; então procurar, para casar, somente um homem que está disposto a fazer o que é certo perante Deus e diante da sociedade (Rute 3:16-18).

Antes de procurar desesperadamente a pessoa certa, é preciso ser a pessoa certa para alguém! Portanto, reavivemo-nos pessoalmente! – Heber Toth Armí.

#ebiblico #rpsp #palavraeficaz‌‌

Nenhum comentário:

A voz dos silenciados

  Devocional Diário A voz dos silenciados Abra a boca a favor do mudo, pelo direito de todos os desamparados. Provérbios 31:8 Cansados após ...