sábado, 3 de setembro de 2022

Rute 1 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica - Rute 1
Comentário Pr Heber Toth Armí

RUTE 1 – A esperança desaparecida no livro de Juízes renasce no livro de Rute. Não foi nenhum juiz/libertador humano que resolveu o caos e anarquia israelitas. “A vitória final viria mesmo com Jesus, nosso divino Libertador, Juiz e Rei (ver Apoc. 5:9-14). Jesus foi descendente de Rute (Mat. 1:5), a mulher moabita que guardou a aliança de lealdade a Deus e às pessoas, durante o período dos ‘juízes’”, arrazoa Roy Gane.

Enquanto o povo de Deus andava na débil faísca de sua própria compreensão, a moabita Rute aprendeu a andar na luz da Palavra de Deus. É possível que pagãos possam avançar mais rápida e intensamente rumo à vontade divina do que os próprios cristãos. Incompreensivelmente! Embora a moralidade e a espiritualidade despencassem na vida do povo de Deus, a vida de Rute se elevou do paganismo para fazer parte do remanescente fiel que Deus sempre preservou na história mundial.

Assim como Raabe (de Jericó), Rute de Moabe converteu-se ao povo de Deus, abriu mão de seus ídolos, e de seu povo pagão para unir-se ao povo que Deus usava para atingir Seus elevados e nobres propósitos evangelísticos. Como Raabe e Rute, todos os pagãos poderiam experimentar os benefícios da conversão, e fazerem parte do povo que tinha a promessa divina de um galardão especial. Mas rejeitaram!

A história de Rute começa com a família de Elimeleque fugindo de Belém para as terras pagãs de Moabe. Ao invés de buscar a Deus, buscou-se refúgio entre pagãos (Rute 1:1-2); a única coisa positiva nesta decisão foi o casamento de seus filhos; pois a situação foi pior em Moabe do que era em Belém. Elimeleque e seus filhos morreram deixando Noemi com duas noras. Amargurada... Noemi decidiu retornar a Belém; Rute a acompanhou deixando tudo para trás (Rute 1:3-22).

Rute é moça de caráter. Determinada. Fiel. Segura. Comprometida. Sincera. É possível existir excelentes mulheres para casar mesmo fora do povo de Deus. Aquela situação deploravelmente triste da história de Noemi foi útil para salvar esta excelente jovem moabita, a qual tornou-se parte da genealogia de Jesus (Mateus 1:5).

O livro da ex-pagã Rute conta a história do remanescente fiel do período dos juízes, mostrando que Deus sempre tem os Seus – mesmo em meio ao caos! Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#ebiblico #rpsp #palavraeficaz‌‌

Nenhum comentário:

Zumbis

  Devocional Diário Zumbis A morte e a vida estão no poder da língua; quem bem a utiliza come do seu fruto. Provérbios 18:21 Zumbis. É incrí...