quinta-feira, 15 de setembro de 2022

1 Samuel 9 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica - 1 Samuel 9
Comentário
Pr Heber Toth Armí

I SAMUEL 9 – Deus é paciente e misericordioso; humilde e gracioso. Seu caráter é impressionante. Não é autoritário ou truculento. Seu governo não é coercivo.

Deus cede mesmo quando discorda; permite certas coisas inclusive quanto distancia de Sua plena vontade. Precisamos conhecê-lO melhor, contudo, por maior que seja nosso conhecimento dEle, mesmo assim teremos muitos aspectos incríveis que não O conseguiremos compreender.

A monarquia era “plano B” para Israel; a Teocracia, o “plano A”. Porém, Deus anuiu à súplica israelita pelo plano inferior, ainda que soubesse das desvantagens sobre Seus propósitos para a nação. Ainda que a insistência ao “plano B” implicasse numa clara rejeição ao Seu governo, Deus inexplicavelmente submeteu-Se ao desejo de Seu irreverente e ingrato povo, que pretendia ser igual às nações pagãs.

“Tinha o Senhor, mediante Seus profetas, predito que Israel seria governado por um rei; mas não se segue que esta forma de governo fosse a melhor para eles, ou de acordo com Sua vontade. Ele permitiu que o povo seguisse sua própria escolha, porque se recusaram a ser guiados por Seu conselho. Oséias declara que Deus lhes deu um rei em Sua ira (Oséias 13:11). Quando os homens preferem seguir o seu próprio caminho, sem buscar conselho de Deus, ou em oposição à Sua vontade revelada, muitas vezes Ele satisfaz seus desejos, a fim de que, por meio de amarga experiência que se segue, possam ser levados a compenetrar-se de sua loucura e a arrepender-se de seu pecado. Orgulho e sabedoria humana demonstrar-se-ia um guia perigoso. Aquilo que o coração deseja contrário à vontade de Deus, verificar-se-á, no fim, que é uma maldição em vez de bênção... Se bem que tivesse sido predita na profecia a forma de governo monárquica de Israel, Deus Se reservara o direito de escolher o rei. Os hebreus respeitaram a autoridade de Deus até ao ponto de deixarem a seleção inteiramente com Ele. A escolha recaiu sobre Saul, filho de Quis, da tribo de Benjamim”, considera Ellen White.

Saul, filho abastado, com destacado porte físico, persistente trabalhador, responsável, obediente... “Quem é que o povo de Israel está querendo? Eles querem é você” (I Samuel 9:20, NTLH). A seleção divina atendia às expectativas do povo!

Você conhece esse aspecto impressionante do caráter de Deus? – Heber Toth Armí.

#ebiblico #rpsp #palavraeficaz‌‌

Nenhum comentário:

Zumbis

  Devocional Diário Zumbis A morte e a vida estão no poder da língua; quem bem a utiliza come do seu fruto. Provérbios 18:21 Zumbis. É incrí...